Honeywell e USA Bionergy fecham parceria para automatizar nova planta que vai produzir SAF
A Honeywell (NASDAQ: HON), assinou um acordo com a USA BioEnergy (USABE), para implementar seu Sistema de Controle Distribuído (DCS) Experion® PKS e de segurança, na nova refinaria avançada de biocombustíveis da Texas Renewable Fuels Bon Wier, que é projetada para converter resíduos de madeira em combustível sustentável de aviação (SAF). Esta colaboração reforça o alinhamento do portfólio da Honeywell com três importantes megatendências: automação, o futuro da aviação e a transição energética.
O Experion® PKS da Honeywell apoiará as operações centrais de controle e segurança da planta da Texas Renewable Fuels, garantindo desempenho, confiabilidade e segurança ideais. As capacidades de aquisição de dados em tempo real, monitoramento e controle do sistema podem revolucionar os processos complexos envolvidos na conversão de resíduos de madeira em SAF. Ao integrar essas funções, a Honeywell pretende melhorar significativamente a eficiência operacional e ajudar a USA BioEnergy a atingir suas metas de produção com tempo de inatividade mínimo, levando a uma redução das emissões das companhias aéreas e a um voo comercial mais sustentável.
“A nossa escolha pelos sistemas Experion® DCS e de segurança da Honeywell para nossa planejada instalação em Bon Wier foi uma decisão estratégica para garantir que operamos com os mais altos padrões de eficiência e segurança”, disse Nick Andrews, CEO da USA BioEnergy. “A comprovada experiência e as soluções inovadoras da Honeywell serão fundamentais para nos ajudar a alcançar nossa missão de produzir combustível sustentável para aviação com a menor pontuação de intensidade de carbono da indústria.”
Localizada em Bon Wier, Texas, a instalação planejada de US$ 2,8 bilhões visa atender à crescente demanda das companhias aéreas por SAF, convertendo desbastes florestais sustentáveis neste combustível. Antes da abertura da instalação, a USA BioEnergy assinou um contrato de compra por 20 anos com a Southwest Airlines Co. (“Southwest”), pelo qual a Southwest pode comprar até 680 milhões de galões de SAF puro – ou não misturado. Uma vez misturado com combustível de aviação convencional, o SAF poderia produzir o equivalente a 2,59 bilhões de galões de combustível líquido com emissão zero¹ e evitar 30 milhões de toneladas métricas de CO2 durante o período do contrato.
“As soluções líderes da indústria de automação e segurança da Honeywell estarão na vanguarda da instalação de SAF da USA BioEnergy e ajudarão a desempenhar um papel significativo no avanço do futuro da aviação”, disse Jose Simon, VPGM da Honeywell Industrial Automation. “Nossa parceria não apenas reflete nossa visão de um futuro sustentável, mas também demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de ponta que impulsionam a eficiência por meio de operações inteligentes.”
Além dos sistemas DCS e de segurança, a Honeywell também implementará o sistema de Segurança Industrial Experion para fortalecer a infraestrutura integrada de telecomunicações da instalação. Esta solução avançada de segurança protegerá os ativos críticos da planta e garantirá comunicações seguras e confiáveis em toda a instalação, mitigando possíveis ameaças cibernéticas e aumentando a resiliência operacional geral.
A Honeywell foi uma das pioneiras na produção de SAF com seu processo Ecofining™, que tem sido usado para produzir o combustível em escala comercial desde 2016. A empresa agora oferece soluções em várias matérias-primas para atender à crescente demanda por combustíveis renováveis, incluindo SAF. Além do Honeywell Unicracking e Ecofining, o portfólio de combustíveis renováveis da Honeywell inclui tecnologia de etanol para aviação e eFining™, que converte hidrogênio verde e carbono.
“Este projeto não apenas reforça nosso compromisso com a automação e a transição energética, mas também destaca nossa capacidade de inovar e liderar no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. A produção de SAF na instalação da Texas Renewable Fuels é crucial para atender à crescente demanda por combustíveis menos poluentes na indústria da aviação. Ao converter resíduos de madeira em SAF, estamos não apenas reduzindo as emissões de CO2, mas também pavimentando o caminho para um futuro mais verde e sustentável na aviação comercial", diz Willian Louzavio, Diretor Comercial Sênior de Marketing e Estratégia na América Latina, das áreas de Automação Industrial (IA, na sigla em ingles) e Soluções de Energia e Sustentabilidade (ESS, na sigla em inglês) da Honeywell.
A instalação da Texas Renewable Fuels Bon Wier da USABE está na fase de design e engenharia detalhada. A empresa é representada pela Citi.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.