Investimento Bilionário no Setor Automotivo Promete Impulsionar Indústria de Aço Inoxidável

No mês passado, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou um investimento significativo de R$ 125 bilhões até 2032 por parte das montadoras no Brasil. Esse investimento tem como objetivo principal aumentar a produção de veículos, gerar empregos e contribuir para a descarbonização do setor automotivo.

Para Marcos Ledo, diretor presidente da Krominox, esse cenário otimista promete impulsionar outros mercados que abastecem o setor automotivo. O aço inoxidável desempenha um papel fundamental na fabricação de veículos, oferecendo leveza, durabilidade e resistência à corrosão.

"O aço inoxidável é amplamente utilizado em várias partes dos veículos, incluindo estruturas como carrocerias e sistemas de exaustão, peças como escapamentos, tubos e cápsulas de catalisadores, além de componentes relacionados à segurança e frenagem, como malhas de airbags e discos de freio", destaca Ledo.

Além disso, com a expansão do mercado de carros elétricos, o aço inoxidável também se torna essencial na fabricação de novos motores elétricos e baterias recarregáveis. "O aço inoxidável será cada vez mais utilizado em elementos dos modelos eletrificados, incluindo pontos de abastecimento de veículos elétricos, ou eletropostos, que contam com a liga metálica em sua estrutura e construção", explica o executivo da Krominox.

A perspectiva de crescimento do mercado de carros elétricos no Brasil, com a previsão de cerca de 10 mil postos de abastecimento nos próximos três anos, demonstra uma forte tendência de aplicação do aço inoxidável também nesse segmento.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.