Irã ainda deve passar por adequações para ganhar mercado

Após a suspensão das sanções contra o País por parte dos EUA, o Irã ainda enfrenta dificuldades junto às instituições americanas

Redação

Armadores de navios petroleiros aguardam ansiosos pelo incremento de cargas, porém mantêm cautela, diante das penalidades impostas por uma série de bancos e outras instituições que podem (inadvertidamente, em alguns casos) ter violado algumas das sanções anteriores.


Aos olhos do mercado de petróleo, pouca diferença fará se o petróleo iraniano for entregue em tonelagem NITC ou internacional. A repercussão para a indústria dos petroleiros, no entanto, pode ser muito mais significativa caso se exija a tonelagem internacional para pesagem da carga iraniana diante da recolocação da NITC no mercado convencional.


De acordo com o Helenic Shipping News, cinco dos VLCCs da NITC já possuem 20 anos de idade, enquanto outras 10 unidades datam de 2002 a 2004, consideradas Vintage. A cobertura P&I também é um problema para a empresa, algo que ainda levará um tempo para ser ajustado.


O site britânico Gibson, especialista no mercado petroleiro, aponta que é bastante provável que o Irã, venha a encomendar, a qualquer momento, um novo conjunto de embarcações nos estaleiros chineses, e possivelmente pagar com o próprio petróleo.


A curiosidade geral, no entanto, é se os armadores e NVOCCs serão os primeiros a se aventurar no mercado. Para as empresas que pretendem transportar a carga iraniana, ainda há uma série de obstáculos, diz o Gibson.


O Departamento de Estado dos EUA publicou um guia contendo 42 páginas, no qual esclarece quais os parâmetros aceitáveis a partir de agora, um compêndio de difícil leitura que sustenta algumas proibições de comércio com o Irã.


Outro ponto com que o mercado ainda pode se deparar é que a liberação de transações envolvendo o Irã por meio do sistema financeiro americano, incluindo filiais estrangeiras de instituições norte-americanas continuam a ser proibidas de realizar operações com o país.


“Em uma indústria onde o dólar é geralmente a moeda preferencial, o fato deve causar alguns problemas, tais como a geração de cartas de crédito”, diz o veículo. De acordo com a publicação, é bastante provável que o Irã tenha de compensar no preço do petróleo se quiser adentrar no mercado internacional e ganhar uma fatia substancial de mercado. A NIOC (National Iranian Oil Company) já publicou instruções segundo as quais determina que a extração do petróleo será aumentada para cerca de 500 mil barris por dia.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.