Maersk Container IndustryI à venda

Søren Skou, CEO da AP Moller-Maersk, confirmou rumores anteriores de que a Maersk está considerando ativamente a venda da Maersk Container Industry (MCI).

Skou observou que a MCI agora está focada exclusivamente em contêineres refrigerados, maquinário refrigerado e sua opção “integrada”. A MCI atende a uma base de clientes diversificada e está construindo “um negócio atraente de peças e serviços” à medida que sua base instalada aumenta. Além disso, a MCI é a segunda maior fabricante de contêineres refrigerados globalmente e a única que constrói também o maquinário.

No primeiro trimestre de 2021, a receita da MCI aumentou para US $ 199 milhões (de US $ 124 milhões com relação ao ano anterior) e o EBITDA aumentou para US $ 25 milhões (US $ 14 milhões). No ano fiscal de 2020, a MCI produziu um EBITDA de US $ 77 milhões, que AP Moeller-Maersk disse ter sido o “ano financeiro mais forte de seu principal negócio de frigoríficos marítimos”.

A MCI está sediada em Tinglev, Dinamarca, com sua única fábrica localizada em Qingdao. A planta de Qingdao tem capacidade na região de 90.000 a 100.000 TEU por ano. No início deste ano, Skou disse que a produção da MCI está totalmente reservada para o terceiro trimestre de 2021. A grande maioria da produção da MCI tem sido para a Maersk Line. Mais recentemente, no entanto, garantiu pedidos da Evergreen, ZIM e Hapag-Lloyd, bem como de participantes menores em nichos de mercado como Crowley e Dole.

MCI é o estranho em ambos os lados da indústria de refrigerados (contêineres e máquinas). Do lado dos contêineres, é o único player não chinês de tamanho real que ainda existe no mercado. No lado da refrigeração, seus concorrentes são Carrier, Daikin e Thermo King - todos os principais participantes no mercado global de HVAC, do qual a refrigeração de transporte é apenas um segmento, e o maquinário refrigerado um componente ainda menor.

Do ponto de vista do setor financeiro, o tamanho muito pequeno da MCI em relação à AP Moeller-Maersk significa que o anúncio de Skou não gerou nenhum interesse dos analistas durante a sessão de perguntas e respostas no Dia do Mercado de Capitais. Ao contrário da venda anterior de seus ativos de petróleo e gás e bancários, o desinvestimento da MCI não terá um grande impacto no balanço geral ou criará o potencial de retorno de capital aos acionistas, mas pode ter um grande impacto no mercado reefer .

Quando a MCI começou a construir suas próprias máquinas refrigeradas em 2004, foi a primeira empresa a entrar no setor de máquinas refrigeradas em 21 anos. A rede global necessária para atender aos contêineres reefer é uma barreira significativa à entrada, mas a MCI superou esse desafio e agora tem uma rede global de mais de 400 provedores de serviço. Em seus 25 anos de história, a MCI tornou todo o mercado de contêineres refrigerados e maquinário muito mais competitivo, algo de que todas as companhias marítimas, não apenas a Maersk, se beneficiaram.

Fonte: Worldcargonews

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.