Ministro afirma que “alternativa do Arco Norte está consolidada”
Dois termos somando mais de R$ 167 milhões foram assinados: “O governo está construindo um ambiente favorável ao investimento”
 A discussão sobre a importância do Arco Norte para equilibrar a oferta de soja e milho e a capacidade de movimentação de carga nos portos brasileiros, como já foi abordado pelo Guia Marítimo, teve “sua consolidação” anunciada pelo Ministro dos Portos, Helder Barbalho.
A discussão sobre a importância do Arco Norte para equilibrar a oferta de soja e milho e a capacidade de movimentação de carga nos portos brasileiros, como já foi abordado pelo Guia Marítimo, teve “sua consolidação” anunciada pelo Ministro dos Portos, Helder Barbalho.
Barbalho oficializou o ingresso de mais R$ 167 milhões de investimentos privados para o setor portuário no Estado do Pará com a assinatura de dois termos aditivos. “O governo está construindo um ambiente favorável ao investimento”, disse.
Com a assinatura dos termos, a SEP (Secretaria Especial de Portos) permite a expansão dos projetos de futuros terminais da Hidrovias do Brasil (HBSA) em construção no Porto de Vila do Conde, no município de Barcarena, e em Miritituba, distrito do município de Itaituba. No total, o investimento para implantar o maior complexo portuário para escoamento de grãos da Região Centro-Oeste agora alcançará R$ 872 milhões.
De acordo com ele, essa agenda de licitação de portos é uma oportunidade singular para a economia do Pará, além de afirmar ser “importante que essas oportunidades também possam ser abraçadas por empresários locais”. Com os novos investimentos, o Pará se fortalece como a mais competitiva rota logística para escoar a safra de produtores da Região Centro-Oeste. “A alternativa do Arco Norte está consolidada e é seguramente o caminho para o desenvolvimento da nossa economia”, enfatizou Barbalho.
 
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