Porto do Itaqui trabalha firme na relação porto-cidade

Resultados de investimentos trazem benefícios não só para o porto, mas também para a cidade e o estado do Maranhão


porto do itaqui

Imagem Divulgação


A movimentação de cargas no Porto do Itaqui, cresceu 21% em 2015, atingindo recorde histórico de 21,8 milhões de toneladas. O resultado, de acordo com o presidente da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), Ted Lago, é fruto de revisão de processos administrativos e operacionais, padronização e melhoria de equipamentos para carga e descarga de granéis sólidos, além da entrada em operação do Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão).

Em busca de resultados ainda melhores, o governador do Estado, Flávio Dino, anunciou um investimento de R$ 1,35 bilhão até 2017 que deverá impactar positivamente no desenvolvimento socioeconômico dessa nova fronteira agrícola do país.

De acordo com Lago, esses resultados não são somente do Porto do Itaqui, mas de todo o Maranhão. “A missão que nos foi confiada pelo governador Flávio Dino é consolidar o Porto do Itaqui como meio de desenvolvimento para o Maranhão. Desde o primeiro dia de trabalho estamos focados nos resultados que possam integrar as riquezas que passam pelo porto com oportunidades para geração de renda e melhora da qualidade de vida dos maranhenses”.

A reestruturação do Porto do Itaqui, com implantação da eficiência multimodal, aumentou a capacidade de recebimento de commodities. A distribuição eficiente desses produtos permite contribuição para que haja desenvolvimento da região. O incentivo da produção é garantido em função grande variedade de grãos sólidos movimentada, tais como soja, milho, arroz, trigo, dentre outros.

“Existe um enorme potencial não só para o escoamento do que é produzido na região, mas também para a entrada de mercadorias que podem ser processadas no Maranhão e gerar riqueza”, avalia Lago.

Ainda em 2015, houve a implantação de um sistema de controle de acesso ao porto, garantindo mais segurança, produtividade e melhoria no fluxo de caminhões. A otimização dos procedimentos de segurança e a melhoria da gestão das operações ocasionou também a redução de 52% no tempo médio de espera de navios: de 85h para 44h em carga geral e de 336h para 170h em granéis sólidos.

Novos aportes

Para o governador Flávio Dino, o êxito do Porto do Itaqui aponta caminhos para o desenvolvimento do estado. “Quanto mais competitivo e moderno, mais o Porto do Itaqui se consolida como o principal porto do arco Norte, reconhecido em outros mercados e ajudando a consolidar nossa economia”.

O Plano de investimentos de R$ 1,35 bilhão entre capital público e privado gerará o movimento da economia maranhense num momento em que o Estado trabalha para atenuar os efeitos da crise nacional. “Vamos garantir que os recursos gerados pelos investimentos no Porto se multipliquem, na perspectiva de gerar oportunidades para todos”, garante o governador.

Lago, detalhou a aplicação dos recursos, destacando a construção de novos berços que serão responsáveis pelo aumento de até 40% da movimentação de combustíveis no Porto. Um investimento de R$ 169 milhões permitirá atingir a marca de 13 milhões de toneladas por ano. Ele destacou, ainda, que os investimentos serão usados para ampliar o terminal de cargas para aumento da exportação de soja e celulose.

“Importante destacar que nosso porto é estratégico em função da localização. Temos hoje acesso aos principais mercados mundiais. A preocupação do governador em assegurar a gestão transparente, com medição dos contratos para garantir a operação em andamento, e eliminar despesas desnecessárias, foi fundamental para os resultados alcançados no ano passado”, disse, destacando ainda que em 2015º complexo saltou de R$ 307 mil líquidos de lucro esperados, para R$ 68 milhões.


porto do itaqui 2

Imagem Divulgação 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.