Vendemmia aposta no crescimento da energia solar no país

Operadora logística 4PL aposta em seu conhecimento para dobrar a sua participação dentro do segmento de energia solar, que motivou expansão geográfica de armazéns da empresa, com uma previsão de investimentos de cerca de R﹩ 10 milhões

No primeiro semestre de 2020, mais de 1,5 GW de energia fotovoltaica foi acrescido à rede brasileira. Estudos da Absolar apontam para a previsão de que mais 12,3 GW entrem em operação até 2023. Isso demonstra o enorme potencial que a energia solar tem para crescer dentro da matriz energética brasileira. Desde 2017, a Vendemmia atua nesse segmento e aposta no seu conhecimento e capacidade de inovação para oferecer aos clientes um serviço de qualidade que contribua para investimentos inteligentes.

A Vendemmia começou nesse setor oferecendo o serviço de importação de placas fotovoltaicas. Hoje, a operadora já atua com outras ofertas: além de importar, ela também armazena e transporta os equipamentos e peças usados nas operações, além de oferecer toda a gestão do serviço logístico, podendo fazer inclusive a montagem dos kits fotovoltaicos vendidos por alguns distribuidores dentro de espaços da própria Vendemmia. Mais recentemente, em parceria com empresas como Essentia (que pertence à Patria Investimentos), a Vendemmia também passou a fazer a completa gestão logística para grandes projetos de usinas solares.

"O crescimento da energia solar não tem mais volta. O Brasil, como um País tropical, tem um enorme potencial para ser líder nesse setor. Além disso, com o nosso tamanho territorial, nem sempre é possível levar energia a locais mais distantes, onde esse tipo de energia tem crescido bastante. Nesses casos específicos, a inteligência logística se faz ainda mais necessária para não onerar a operação", explica Rafael Puglia, sócio-fundador da Vendemmia.

Rafael explica mais: "uma operação de geração de energia solar requer um grande volume de caminhões e contêineres. Isso encarece o custo logístico e faz o processo muito complexo. Acredito que nossa forte experiência nessa área nos dá força competitiva: já trabalhamos em projeto de difícil acesso e com alta complexidade e sabemos que essa inteligência e conhecimento são aliados importantes. A parte logística de um projeto de energia solar já não é muito barata. Erros de cálculos ou falta de conhecimento das especificidades desse setor podem se tornar uma dor de cabeça e gerar custos desnecessários para o cliente".

Expansão para melhor atendimento

Em 2021, a Vendemmia tem em seu planejamento a abertura de três novos armazéns em São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, aumentando sua presença geográfica e capacidade no território nacional. Os três envolvem um investimento de cerca de R﹩ 10 milhões. Dois desses espaços (Minas e Pernambuco) já foram pensados inclusive para atender parte da crescente demanda dos clientes provenientes de energia solar.

"Minas Gerais - líder na geração distribuída de energia solar, com 18,1% do potência instalada segundo dados da ABSOLAR, e Nordeste são dois territórios que estamos monitorando e vendo que existe muito espaço para o nascimento de projetos. Ter operações da Vendemmia nessas localidades se faz essencial para atendermos melhor os nossos clientes e contribuir ainda mais para suas operações", afirma Puglia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.