Vinci compra terminal portuário da JCR no Paraná

A área de Infraestrutura da Vinci Partners anuncia a aquisição de 100% do terminal Porto Pontal, no Paraná. Com a operação, a Vinci irá desenvolver o projeto que exige entre R$ 2,5 e R$ 3 bilhões de investimentos na implementação do plano completo, que pretende resultar em um dos terminais de contêineres mais modernos da América do Sul. O fechamento da transação está sujeito ao cumprimento de condições precedentes usuais, tais como as aprovações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A aquisição é o primeiro investimento realizado dentro da estratégia de Transporte e Logística por meio da área de Infraestrutura da Vinci Partners. No segmento portuário, a estratégia engloba investimentos em terminais e em autoridades portuárias, atualmente em processos de desestatização.

“Estamos entusiasmados com o nosso primeiro passo na estratégia de Transporte e Logística, a qual entendemos ter um grande potencial no Brasil, com extenso pipeline de oportunidades tanto em portos, quanto em rodovias. Com capacidade anual para movimentar até 3 milhões de TEUS (contêiner de 20 pés), nosso objetivo é fazer do Porto Pontal o maior e mais eficiente terminal de contêineres do país. Desenvolveremos todo o projeto que, após finalizado, impactará positivamente toda a atividade econômica da região do Pontal do Paraná, bem como gerará benefícios sustentáveis para todo o estado paranaense”, afirma José Guilherme Souza, sócio da Vinci Partners e head da área de Infraestrutura da companhia. Com a operação, a JCR Administração e Participações S.A deixa o empreendimento.

“Nossa próxima aquisição deve estar ligada a uma das privatizações de companhias de docas”, adianta o executivo. A Vinci avalia entrar no leilão da Codesa, do Espírito Santo, que deve ser um dos primeiros do cronograma público – o fundo já tem uma equipe debruçada na análise há quatro meses. O fundo também tem particular interesse nas privatizações dos portos de Santos e São Sebastião.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.