Apps públicos e privados buscam agilizar a rotina dos caminhoneiros

O Ministério da infraestrutura lançou um projeto-piloto para unificar 20 documentos e desburocratizar as exigências que os caminhoneiros precisam atender para realizar o transporte de cargas pelo país. A iniciativa tem o nome de Documento Eletrônico de Transporte (Dt-e), ficará em fase de testes nos próximos meses, por meio de um chip no caminhão e um aplicativo no celular. 

A tecnologia será capaz de autorizar a passagem do caminhoneiro automaticamente, sem a formação de longas filas e apresentação de documentos em papel nos postos de pesagem e fiscalização. O foco é simplificar e otimizar a logística de modais no país por meio da transmissão de dados digitais.

A ação do Governo Federal é mais uma passo brasileiro para facilitar a rotina de milhares de profissionais que operam cargas nas estradas nacionais. Desde 2017 o aplicativo Pega Carga está em operação para estabelecer uma linha direta entre caminhoneiros e transportadoras sem o chamado “leilão reverso de frete”. 

Ou seja, sem que haja um leilão informal, capaz de prejudicar os dois lados envolvidos na negociação por tornar os preços inviáveis.

“O app conta com uma série de serviços para facilitar a vida do motorista e do contratante. Além de profissionalizar essa relação e gerar mais negócios, o Pega Carga também resolve relações entre contratados e contratantes com um cartão bancário para que os caminhoneiros possam receber o pagamento pelo banco e transferir recursos para suas famílias e não ficar andando por aí com dinheiro nos bolsos. O formato é exatamente o que está sendo proposto pelo Governo Federal, como ideal para o setor.”, explica, Bernardo Lage, sócio-fundador da Pega Carga.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.