Maersk se junta à Iniciativa SteelZero

A Maersk decidiu se juntar ao Climate Group SteelZero, uma iniciativa global que reúne organizações líderes para acelerar a transição para uma indústria siderúrgica líquida zero, em parceria com o Aço Responsável, a primeira iniciativa global de certificação e padrão multissetorial da indústria do aço.

“O aço é parte integrante da nossa cadeia de valor. Nós o usamos em nossos navios, contêineres, terminais e armazéns e, portanto, é uma parte fundamental de nossos esforços de descarbonização. A indústria siderúrgica é uma das maiores emissoras de CO2, contribuindo com cerca de 7% das emissões globais de gases de efeito estufa. É imperativo encontrar um processo de baixo carbono para a fabricação de aço primário aderir ao caminho de 1,5°C nesta indústria difícil de diminuir. Juntar-se à SteelZero reforça nosso compromisso de exigir aço líquido zero e impulsionar uma rápida expansão. Colaboraremos com nossos clientes, fornecedores e em toda a cadeia de valor do aço”, explica Henriette Hallberg Thygesen, CEO da Fleet & Strategic Brands, A.P. Moller – Maersk.

Descarbonização global: empresas e organizações se unem para criar diretrizes

Um número significativo dos + 700 navios operados pela Maersk são projetados para serem reciclados na próxima década, com uma grande proporção sendo os navios de tamanho pós-panamax (mais de 4.000 TEU) com aço representando aprox. 90% do peso destes navios.

“Os volumes globais de reciclagem de navios devem quase dobrar até 2028 e quadruplicar até 2033. O aço reciclado será progressivamente reconhecido como uma matéria-prima viável para consumidores de aço com metas de emissões líquidas zero. Na Maersk, temos fortes ambições de descarbonização e navios chegando ao fim da vida útil, o que oferece uma grande oportunidade de reduzir nossas emissões de Escopo 3, impulsionando a circularidade na indústria do aço”, diz Palle Laursen, vice-presidente sênior e diretor técnico, AP Moller - Maersk.

Ao ingressar na SteelZero, a Maersk colabora com organizações da indústria com ideias semelhantes, comprometidas com a aquisição de aço alinhada ao clima e o progresso no desenvolvimento de uma estrutura política para produção e fornecimento responsável de aço.

“Vemos a Maersk se juntando à nossa campanha SteelZero como um momento crucial na transição global para uma indústria siderúrgica líquida zero. O poder de compra e a influência substanciais da Maersk são uma adição séria aos membros da SteelZero. Sua voz, juntamente com dezoito outros negócios voltados para o futuro, aumentará o sinal de demanda por aço líquido zero e ajudará a impulsionar as mudanças na escala e no ritmo necessários”, destaca Helen Clarkson, CEO do Climate Group.

Liner shipping define os seis caminhos críticos para o transporte de carbono zero

Clientes, entidades financeiras e investidores estão cada vez mais envolvidos neste tópico por meio de requisitos ESG e exigindo maior envolvimento na aceleração da mudança para o aço líquido zero também no setor de transporte. A Maersk visa inspirar colegas e outros em toda a cadeia de suprimentos a seguir o exemplo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.