Porto do Açu inaugura rota regular de cabotagem com operação para Sal Cisne

Rota do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro é reafirmada com segunda operação de sal

O Porto do Açu inaugurou uma nova rota de cabotagem, com serviço regular entre Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, onde está localizado o porto-indústria. A operação foi realizada pelo Terminal Multicargas (T-MULT). Este é o segundo acordo celebrado com o cliente Refinaria Nacional de Sal, produtora do Sal Cisne, consolidando o modal como alternativa ao transporte de cargas entre as regiões Nordeste e Sudeste.

A primeira movimentação, em fevereiro deste ano, envolveu um volume de 70.000 toneladas, consolidando a estratégia do Açu na exploração da rota marítima no trecho e a recente ampliação do Terminal T-MULT, com mais dois novos armazéns cobertos para cargas especiais. Neste segundo contrato está sendo considerado um volume estimado de 120.000 toneladas até 2024.

“Para o Porto do Açu, este contrato de longo prazo com a Refinaria reforça uma nova rota para cabotagem de produtos destinados à indústria alimentícia. A modalidade já foi testada em dois embarques pelo Terminal Multicargas (T-MULT), em fevereiro e junho deste ano. Este contrato está em linha com nossa meta de garantir mais opções desse modal para os clientes do Porto do Açu em 2024, melhorando ainda mais nossa conectividade”, disse João Braz, Diretor de Terminais e Logística do Porto do Açu.

A Refinaria Nacional de Sal é uma empresa que há mais de 70 anos leva seus produtos às mesas brasileiras, além de comercializar também para indústria. Em sua operação, o cliente já utiliza a logística de cabotagem para transportar o produto do Nordeste para a fábrica instalada na cidade de Cabo Frio, de onde abastece todo o mercado nacional e o exterior.

“Para a Refinaria Nacional de Sal, a parceria com o Porto do Açu eleva o patamar dos níveis de serviços alinhados com a expectativa da alta direção. Apostamos nesta parceria para ganhos de produtividade e qualidade na cadeia do sal e garantir o nível de excelência esperado pelo grupo”, pontua o gerente de Suprimentos e Logística da empresa, Ricardo Brinchi.

A operação via cabotagem e a armazenagem do produto foram viabilizadas pela quadruplicação da capacidade estática de armazenagem e alfandegária do terminal de cargas do Açu. O T-MULT é capaz de movimentar granéis sólidos, carga de projeto e break bulk, contêineres e veículos Ro/Ro. Em operação desde 2016, dentro do único porto 100% privado do país, o terminal está conectado às principais rodovias nacionais sem qualquer restrição de acesso, além de atender com waiting time mínimo e alta taxa de produtividade, reduzindo custos de demurrage – o que justifica o crescimento exponencial de operações de exportação, importação e cabotagem a cada ano.

Desde o início de suas atividades, o terminal teve ramp-up notável, com 45% de crescimento médio anual. No total, o T-MULT já movimentou mais de 6 milhões de toneladas. Para 2023, a projeção é de quase dobrar o volume movimentado em relação a 2022, com a operação dos dois novos galpões cobertos, o que levará o T-MULT a um novo recorde anual.


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