A logística em containers
Brado foca em inteligência logística e aponta que soluções multimodais são essenciais para o Brasil
Com nova administração, a Brado está implementando importantes mudanças na operação, uma delas é no que se refere ao desenvolvimento de soluções logísticas mais customizadas, envolvendo modais mais eficientes para cada caso. Ligando o ponto A ao ponto B, a companhia espera oferecer a melhor relação entre custo e benefício para cada cliente, de acordo com suas necessidades. “Para oferecer soluções moldadas às necessidades de cada cliente, a Brado se preparou internamente, avançou em capacidade de planejamento e execução de projetos, estruturou um centro de informações que permite acompanhamento das cargas e estabeleceu um padrão de qualidade monitorado continuamente. As conexões com empresas parceiras foram ampliadas e fortalecidas, o que garante mais segurança e eficácia aos clientes”, disse a companhia ao Guia Marítimo.
Preparada para uma fase de intenso crescimento em logística de containers no Brasil, a Brado prevê, como o novo posicionamento, atingir movimentação de mais de 90 mil containers cheios ao ano a partir de 2017. A empresa vem movimentando uma média de 70 mil containers cheios ao ano em 2015 e 2016. Ou seja, o incremento previsto é de aproximadamente 30%. “Essa projeção é uma demonstração de confiança no potencial do setor no Brasil, que é bem maior do que o exercido atualmente”.
De acordo com a empresa, a logística de containers está fortemente ligada ao modal ferroviário e se vale da segurança, da previsibilidade e da escala do transporte sobre trilhos. No entanto, oferece também, de forma combinada, a agilidade do transporte rodoviário e hidroviário. “Além disso, as conexões entre esses modais, em terminais e armazéns, são imprescindíveis. Soluções logísticas inteligentes e completas dependem justamente do melhor aproveitamento possível de cada modal e da movimentação eficiente das cargas”.
Para a Brado, as soluções multimodais são essenciais para o Brasil, um país de dimensões continentais, cortado por rios, ferrovias e rodovias que se complementam. Mas destaca que o potencial de movimentação de cargas sobre trilhos poderia ser melhor aproveitado pelo mercado brasileiro. “A movimentação de containers ainda é pouco utilizada, mesmo quando se considera a infraestrutura disponível deficitária. Os investimentos em infraestrutura, por sua vez, tendem a ampliar esse potencial. O Brasil tem condições de multiplicar a movimentação de cargas em contêineres no longo prazo”, aponta a companhia.
E lembra que ajudam nesse processo as soluções intermodais, uma vez que dão acesso ao modal ferroviário para produtos que tradicionalmente circulam por rodovias no País. “A logística de containers através da ferrovia ainda pode avançar nessa direção, com projetos para novas cargas, atendendo o mercado interno e a importação. Justamente com esse propósito é que a Brado oferece serviços de inteligência para novos setores, do planejamento à execução de projetos logísticos”.
Apesar da crise vivenciado pelo país e no ano turbulento de 2016, a companhia coleciona bons resultados momentos importantes, como a sua reestruturação. E para 2017 ela espera crescimento com atuação em novas rotas, e em mercados interno, exportação e importação. “2016 foi um ano de dificuldades econômicas para o Brasil e que certamente será superado no longo prazo. Mesmo com o ambiente econômico pouco favorável a Brado atingiu os resultados esperados para 2016 e a expectativa é que a movimentação de containers através da ferrovia cresça significativamente nos próximos anos”.
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