Emissão zero nas operações portuárias

O TERN ISLAND, um novo navio pioneiro, projetado com Terntanks Hybrid Solution®, está equipado com um novo sistema híbrido de fornecimento de energia elétrica, incluindo uma bateria, fonte de alimentação onshore e um sistema DC-Link que é capaz de reduzir seu consumo de energia auxiliar durante as operações portuárias em -99%. A conexão de energia em terra foi desenvolvida em conjunto com o Porto de Gotemburgo, que se diz ser o primeiro porto do mundo que pode conectar navios-tanque à eletricidade.

Além disso, TERN ISLAND, é 100% compatível com biocombustíveis. O motor principal, caldeira e motor auxiliar são projetados para reduzir o impacto ambiental e realizar operações seguras com biocombustíveis. Ao combinar o design otimizado do casco e do leme com capacidade de duplo combustível, ao utilizar 30% de biogás, em comparação com uma embarcação convencional de mesmo tamanho, o TERN ISLAND reduz a emissão em: -70% de CO2 e quase eliminou as emissões de óxido de enxofre (-99 %), de emissão de partículas, (-99%) e óxido de nitrogênio (-97%)

Projetado por Terntank e Kongsberg Maritime CM AS e entregue em 15 de dezembro de 2021 no China Merchants Jinling Shipyard, Yangzhou, Dingheng Co. Ltd., o navio é o primeiro de uma série de dois navios-tanque de produtos químicos e produtos de 15.000 DWT no Terntank Série Hybrid Solution®. A embarcação combina um motor bicombustível que usa LBG (biogás liquefeito) ou GNL (gás natural liquefeito), o que significa que é capaz de operar com combustível totalmente livre de fósseis. A embarcação, faz parte do pedido de expansão mais significativo da Terntanks ao longo da história da empresa, para entrega de uma frota de próxima geração, visando um desempenho sustentável.

A Solução Híbrida® da TERN ISLAND não apenas permite o desempenho em operações portuárias livres de fósseis, mas também permite a redução de picos para reduzir ainda mais as emissões. As baterias também fornecem uma reserva de energia, limitando o funcionamento paralelo desnecessário de geradores e fornece uma função de prevenção de blackout que mantém a rede elétrica ativa.

O TERN ISLAND tem uma capacidade de carga de 16.500 metros cúbicos em 14 tanques revestidos de epóxi, será operado comercialmente pelo finlandês North European Oil Trade (NEOT) na área do Mar Báltico e será incluído em um pool junto com outros navios de Terntank.

O fornecimento de energia em terra faz parte da iniciativa Energy Port de Gotemburgo, que é a primeira do tipo no mundo. Quando concluído, permitirá a redução das emissões de carbono dos navios no porto em 1.800 toneladas por ano. Gotemburgo não é o único porto que está investindo no fornecimento de energia em terra Gävle está finalizando sua conexão de energia em terra em junho de 2022 e o Porto de Porvoo está em fase de planejamento. Aumentando ainda mais o potencial de economia de emissões de CO2 relacionadas à energia em terra.

Claes Möller, CEO da Tärntank Ship Management observa que “Hoje alcançamos um marco quando o TERN ISLAND se torna o primeiro navio-tanque do mundo conectado à costa, permitindo com sucesso operações portuárias com zero emissões. Isso não teria sido possível sem a boa colaboração com a NEOT, que nos permitiu construir um navio tão inovador e com o Porto de Gotemburgo, que facilitou o desenvolvimento desta solução como o primeiro porto do mundo a oferecer aos navios-tanque uma opção de conexão com eletricidade."

A TERN ISLAND não só reduz drasticamente as emissões e tem a capacidade de eliminar o uso de combustível fóssil durante as operações portuárias, como também é um sinal claro da ambição da Terntank de ser uma precursora no setor e uma indicação do que acredita ser uma marinha limpa energia do futuro que está disponível hoje.

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