Wilson Sons lança rebocador de 70 t de tração para manobras com navios tipo Panamax

A Wilson Sons lançou nesta quinta-feira (29/01), no Rio de Janeiro, o rebocador WS Halcyon, primeiro de uma nova série de três embarcações de maior potência. O rebocador foi construído no estaleiro da companhia, no Guarujá (SP), e integra a classe 2312, com 23 metros de comprimento e 12 metros de largura.

O WS Halcyon tem propulsão azimutal e tração estática (bollard pull) de 70 toneladas, voltada a apoiar manobras de atracação e desatracação, inclusive de navios de grande porte, nos principais portos do país. A embarcação também sai de fábrica com sistema de combate a incêndio FiFi 1, com capacidade de 2.400.000 litros por hora.

A empresa afirma que o lançamento faz parte de um ciclo de renovação da frota de rebocadores, hoje com mais de 80 unidades, e está associado à modernização das operações portuárias. Outros dois rebocadores da classe 2312 seguem em construção no estaleiro do Guarujá, com entrega prevista até meados de 2026.

Com a nova série, a Wilson Sons informou que chegará à marca de 155 embarcações construídas em seu estaleiro, que tem mais de 80 anos de atividade.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.