Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo da ExxonMobil no Brasil
T-Oil movimentou um milhão de barris do Campo de Bacalhau, projeto que marca a primeira operação de transbordo para exportação da ExxonMobil no Brasil após 110 anos no país
A Vast Infraestrutura realizou, no último sábado (28), a primeira operação de transbordo de petróleo da ExxonMobil no Brasil, movimentando um milhão de barris do Campo de Bacalhau no Terminal de Petróleo da Vast (T-Oil), no Porto do Açu, no norte do estado do Rio de Janeiro, com destino ao mercado internacional.
A operação envolveu dois navios-tanque da classe Suezmax – o petroleiro Primeway e o aliviador Windsor Knutsen – e integra a logística de escoamento da produção do campo, localizado na Bacia de Santos.
“Essa movimentação demonstra a capacidade do T-Oil de atender projetos de grande porte do pré-sal com segurança, eficiência e confiabilidade”, afirma Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Vast.
O projeto de Bacalhau marcou a primeira produção da ExxonMobil no Brasil após mais de um século de presença no país. O campo é operado pela Equinor (40%) em parceria com a ExxonMobil Brasil (40%) e Petrogal Brasil (20%), sob regime de partilha de produção, com a PPSA como gestora do contrato.
Atualmente, a Vast atende uma carteira de 13 clientes no total, incluindo as operações do Terminal de Líquidos do Açu (TLA). A ExxonMobil é o cliente mais recente a integrar a carteira.
O T-Oil é o único terminal privado do Brasil autorizado a operar navios da classe VLCC (Very Large Crude Carrier) e possui licença para movimentar até 1,2 milhão de barris por dia. Em 2025, a Vast movimentou 30,6 milhões de toneladas de petróleo destinadas ao mercado externo. Com esse volume, o terminal respondeu por 48% do petróleo bruto embarcado via terminais no país para exportação, mantendo a liderança nesse segmento.
Notícias do dia
-
Portos
Porto Sudeste investe R$ 177 milhões em novos dolfins para ampliar operações de...
-
Logística
EasyTech quintuplica vendas com logística compartilhada da DHL e projeta R$ 1 bilhão...
-
Cenário
Mesmo com avanços diplomáticos entre EUA e Irã, empresas aceleram reorganização das...
-
Portos
Porto de Santos bate recorde de contêineres em maio e acumula mais de 2,4 milhões de...
-
Portos
Porto do Açu realiza primeira exportação de locomotivas e embarca 17 unidades para a...
-
Logística
Rhenus destaca mudanças na demanda global do transporte marítimo
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.