Governo zera alíquotas de PIS/Cofins sobre biodiesel e APROBIO avalia mudança como avanço estratégico
A decisão do Governo Federal de zerar as alíquotas de PIS e Cofins sobre o biodiesel gerou efeito de isonomia tributária com o diesel fóssil e reforçou a posição do biocombustível no centro da estratégia energética do país, na avaliação da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO), integrante da AliançaBiodiesel. A medida, anunciada pelo Ministério da Fazenda dentro de um pacote para conter a alta dos combustíveis, trouxe vantagens de competitividade para o produto e abriu caminho para a expansão do setor.
A mudança corrige a assimetria de tributação que existia até então, em que o imposto incidia sobre 100% do litro de diesel, mesmo sendo a mistura composta por cerca de 85% de diesel fóssil e 15% de biodiesel. Com a exoneração dos tributos sobre a parcela renovável, o governo passa a tratar de forma mais equilibrada a parte biológica da combustão, reconhecendo o papel estratégico do biodiesel na matriz energética brasileira. Na leitura da APROBIO, isso torna o biocombustível não apenas competitivo, como potencialmente mais barato do que o diesel fóssil, favorecendo o consumidor final e a eficiência do sistema.
Jerônimo Goergen, presidente da APROBIO, afirma que a opção de subsidiar a importação de combustíveis perde sentido diante da capacidade instalada do país. Segundo ele, a indústria brasileira já está preparada para atender misturas de até 22% de biodiesel, com produção nacional, o que significa gerar renda, fortalecer o agronegócio, aumentar a segurança energética e reduzir a dependência externa. Para a associação, a valorização da produção interna deve ser um eixo central da política pública, ao invés de incentivar a entrada de derivados importados a custo de recursos públicos.
Notícias do dia
-
Portos
Porto Sudeste investe R$ 177 milhões em novos dolfins para ampliar operações de...
-
Logística
EasyTech quintuplica vendas com logística compartilhada da DHL e projeta R$ 1 bilhão...
-
Cenário
Mesmo com avanços diplomáticos entre EUA e Irã, empresas aceleram reorganização das...
-
Portos
Porto de Santos bate recorde de contêineres em maio e acumula mais de 2,4 milhões de...
-
Portos
Porto do Açu realiza primeira exportação de locomotivas e embarca 17 unidades para a...
-
Logística
Rhenus destaca mudanças na demanda global do transporte marítimo
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.