BID apoiará projetos de infraestrutura e concessões públicas no Brasil

Banco reafirmou compromisso e anunciou abertura de um escritório em São Paulo

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) reafirmou seu compromisso em apoiar os projetos de infraestrutura e as concessões públicas no Brasil. A instituição ainda vai abrir um escritório em São Paulo, com o objetivo de munir os investidores internacionais de informações sobre os programas na área de infraestrutura no Brasil.

De acordo com o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, em um momento de restrição fiscal, as parcerias com o setor privado, com o apoio de financiamentos dos organismos multilaterais, “é uma das melhores alternativas”.

Segundo o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, o recente parecer favorável da Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), pelo programa de financiamento entre o BID e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no valor de US$ 750 milhões, foi um processo que tramitou muito bem e rapidamente. “Por isso, agradecemos o empenho do governo brasileiro nessa iniciativa”, disse.

O Programa de Convênio de Linha de Crédito Condicional BID-BNDES de Financiamento a Investimentos Produtivos e Sustentáveis, contribuirá para gerar emprego e renda e promover competitividade e sustentabilidade. “É uma iniciativa importante que sinaliza o retorno de investimentos no país e ainda mostra a relevância do Brasil para o BID”, destacou Oliveira.

Os recursos virão do BID e serão repassados às empresas pelo BNDES. O valor da contrapartida do BNDES será de até US$ 150 milhões. O objetivo do atual contrato em negociação é apoiar projetos de energias renováveis, eficiência energética e inovação financiados pelo programa que tem dois objetivos específicos: o financiamento verde e o financiamento a projetos de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Para Moreno, a decisão da Cofiex “é essencial para o prosseguimento da negociação e captação externa, que financiará projetos de energias renováveis e inovação para micro, pequenas e médias empresas”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.