K-Line realiza maior operação de transbordo de veículos já registrada em Suape

Maior hub de veículos do Norte/Nordeste do Brasil, o Porto de Suape segue registrando marcas expressivas e acumulando recordes. Nesta segunda-feira, a embarcação Canadian Highway, de bandeira panamenha, chegou ao atracadouro pernambucano para realizar a maior operação de transbordo já registrada na história de Suape. Do total de 1.652 veículos movimentados na operação do navio, 690 vão passar por transbordo. Esse é nome dado ao processo pelo qual as mercadorias entram no território aduaneiro de um país, são transferidas para outro navio e depois deixam o porto em direção a um novo destino.

Em outras palavras, é a transferência direta de mercadoria de uma embarcação para outra, fazendo uma espécie de pit-stop. Nessa operação específica, os veículos são oriundos da Argentina, aguardarão embarque no Pátio Público de Veículos 2B (PPV2B), antes de seguir, em outro navio, para México e Colômbia.

A operação é fruto do novo hub implantado pela K-Line em novembro do ano passado. Desde então, centenas de automóveis de passeio e utilitários vêm desembarcando no Porto de Suape, para depois seguir para outros destinos internacionais. As unidades, fabricadas no Uruguai e na Argentina por ora estão sendo transportadas para países como Colômbia, República Dominicana, Costa Rica, México e Estados Unidos. O recorde anterior era de 400 veículos nesse tipo de operação. Além dos 690 veículos que passarão por transbordo, a operação do Canadian Highway inclui a exportação de 632 veículos e a importação de outros 330, totalizando 1.652 automóveis movimentados.

K-Line e Nexus implementam hub de veículos em Suape

Para o gerente-geral da K-Line no Brasil, Rafael Cristelo, a operação solidifica a intenção das empresas de utilizar o Porto de Suape como centro distribuidor para outros países. “Suape dispõe de toda a infraestrutura necessária para que possamos realizar as operações com a maior qualidade e tranquilidade possíveis. Essa parceria já vem dando frutos com a implantação do novo hub e acreditamos que novas possibilidades de negócios irão surgir muito em breve decorrentes do sucesso dessa operação”, avalia. De origem japonesa, a K-Line celebrou 100 anos em 2019 e é uma das maiores empresas de navegação do mundo, operando mais de 500 navios de diversos tipos.

O diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, reforça que o trabalho realizado pela K-Line já chama a atenção de outros players, que têm a intenção de trazer operações para o porto pernambucano. “Essa parceria é um sucesso desde o princípio e está despertando o interesse de armadores, operadores e demais atores envolvidos nas operações de veículos. Recentemente recebemos a visita de uma comitiva da Comexport com a intenção de instalar um hub em Suape e acreditamos que logo deveremos ter novidades”, acrescenta Gusmão.

A comitiva da Comexport, maior empresa de comércio exterior do Brasil, especializada no setor automobilístico, visitou as instalações do Porto de Suape no início de março, para conhecer a infraestrutura oferecida ao armazenamento e movimentação de veículos, com a finalidade de viabilizar um novo hub de veículos no atracadouro pernambucano.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.