Estrela Logística reduz 99% dos erros em operações de contêineres com tecnologia Farol

Entre fevereiro e junho de 2025, o comércio exterior brasileiro movimentou entre US$ 19 e US$ 79 bilhões, segundo dados do Comex Stat. Nesse fluxo intenso de importações e exportações, transportadoras enfrentam o desafio de coordenar a entrada e saída de contêineres, além de monitorar constantemente os horários dos navios nos portos.

A Estrela Logística & Transporte, sediada em Santos (SP), conseguiu reduzir em 99% os erros relacionados a horários de chegada de navios e janelas de abertura e fechamento dos gates.

Segundo Pedro Sorbello, head de gestão estratégica, essas janelas indicam os horários ideais para entrega de cargas nos terminais. Com a tecnologia Farol, desenvolvida pela Siimp Sistemas, a empresa obtém um panorama completo da movimentação portuária e da disponibilidade dos gates, eliminando atrasos e falhas humanas.

“Antes, nossa equipe precisava acessar diariamente os sistemas dos terminais para verificar a previsão de atracação dos navios e disponibilidade de gates. O agendamento das entregas era demorado e sujeito a erros”, explica Sorbello.

Eficiência em tempo real

O transporte de contêineres envolve várias etapas, da retirada das unidades vazias até o carregamento e entrega final. A plataforma Farol envia alertas via WhatsApp, monitora o status dos navios em tempo real e libera as janelas para agendamento direto nos sistemas dos terminais, garantindo maior precisão e evitando atrasos.

A Estrela Logística realiza cerca de 15 mil viagens por ano nos portos de Santos, Itapoá, Itajaí e Navegantes, transportando principalmente contêineres (90%) e cargas secas (10%) para setores de tecnologia, tecidos, maquinários e peças.

Bruno Damada, CEO da Siimp, reforça que a tecnologia atende à demanda por gestão precisa de horários de gates, diminuindo multas e perdas operacionais. “Oferecemos maior segurança e eficiência para transportadoras que atuam no comércio exterior”, afirma.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.