Maersk rebate especulações sobre aquisição da HMM

Acordo de adesão da coreana à aliança 2M é confirmado, porém executivo diz não estar ciente de plano de aquisição

Após as especulações de que a Maersk Line teria interesse em adquirir a coreana HMM (Hyundai Merchant Marine), o CEO da região da Ásia – Pacífico, Robbert Van Trooijen, declarou à IHS Fairplay que os rumores não têm fundamento. A possibilidade começou a ser aventada após a divulgação da adesão da HMM à aliança 2M, composta originalmente por Maersk e MSC (Leia no Guia).

Com o acordo, que funciona para compartilhamento de navios (vessel sharing agreement), a HMM cumpriu a última das exigências de seus credores, depois de uma tentativa sem sucesso de fazer parte da THE Alliance. A iniciativa, no entanto, levou a especulações de que o armador coreano poderia estar no escopo de aquisições da Maersk Line.

"Não estou ciente de plano algum de fusão com a Hyundai”, garantiu Van Trooijen à Fairplay, lembrando que tais decisões são tomadas no conselho em Copenhagen. “O que podemos confirmar é que a Maersk Line, integrante da 2M, assinou de fato uma carta de intenções com a HMM para uma potencial adesão ao VSA da 2M em 2017. A inclusão da Hyundai Merchant Marine na 2M vai nos garantir uma cobertura mais ampla e um fortalecimento dos nossos serviços no mercado transpacífico”, afirmou o executivo.

Embora a 2M configure como líder absoluto de mercado nas rotas Ásia – Europa, sem a presença da HMM, o market share do Pacífico ficaria abaixo da fatia alcançada pelas concorrentes THE Alliance e OCEAN Alliance, cujas operações terão início a partir de abril de 2017.

A HMM realizou recentemente uma série de manobras notáveis para escapar da falência, ao renegociar tarifas de charter, reprogramar os pagamentos de suas dívidas acionárias e realizar uma operação de conversão de dívidas em ativos com os acionistas, bancos e fornecedores. O principal credor do processo todo foi o KDB (Korea Development Bank), que acabou se transformando no maior acionista do armador, com 13,68% de participação na empresa.

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