Masdar e CMA CGM Firmam Parceria para Combustíveis Verdes de Longo Prazo

Forças para Impulsionar Combustíveis Marítimos Verdes

Abu Dhabi Future Energy Company PJSC - Masdar, uma das principais empresas de energia renovável do mundo, e o Grupo CMA CGM, assinaram uma Parceria Estratégica de Fornecimento (SSP), que irá explorar contratos de fornecimento de combustíveis marítimos verdes de longo prazo para embarcações da CMA CGM.

O objetivo da parceria é buscar, fornecer e entregar combustíveis alternativos verdes para as embarcações de duplo combustível da CMA CGM, começando em 2025 e seguindo a fase incremental das embarcações até 2028. Além disso, Masdar e CMA CGM continuarão a discutir a extensão de suas oportunidades de colaboração, potencialmente na produção de hidrogênio verde e amônia.

Mohammad Abdelqader El Ramahi, Chief Green Hydrogen Officer da Masdar, afirmou: "Como pioneira no avanço do setor de energia limpa e um facilitador chave da visão dos Emirados Árabes Unidos como líder global em sustentabilidade e ação climática, a ambição da Masdar é ser um dos principais players no desenvolvimento do hidrogênio verde globalmente. Acreditamos que o transporte marítimo global é um dos mercados mais estratégicos para o hidrogênio verde e os combustíveis sintéticos são um dos segmentos de mercado mais rápidos e gratificantes. Este acordo está alinhado com nossa abordagem de 'primeiro movimento inteligente' para entregar projetos com parceiros estratégicos nos Emirados Árabes Unidos e em todo o mundo."

"Para a CMA CGM, a importância da mistura de energia reside em nosso desejo de estar na vanguarda da inovação para transporte marítimo sustentável. Ao ser 'agnóstica em energia', acreditamos firmemente em diversificar as fontes de energia para nossos navios. Essa abordagem nos permite explorar e adotar uma variedade de soluções energéticas, seja biometano, e-metano, gás natural liquefeito (GNL), hidrogênio, eletrificação ou outros combustíveis alternativos. Nosso objetivo é claro: fornecer e oferecer serviços de transporte confiáveis ​​ao mesmo tempo em que reduzimos nosso impacto ambiental e contribuímos ativamente para um futuro de energia mais limpo e sustentável para a indústria marítima", disse Christine Cabau Woehrel, Vice-Presidente Executiva do Grupo CMA CGM responsável por Ativos e Operações.

Comprometido em atingir a neutralidade de carbono até 2050, o Grupo CMA CGM estabeleceu novas metas para suas atividades de transporte marítimo: mirar nos mais altos níveis dos objetivos de redução de GEE da IMO, ou seja, 30% de redução total de emissões até 2030, em comparação com 2008, e 80% de redução de emissões até 2040. Para alcançar essa ambição, a CMA CGM acelera sua transição energética, notadamente através da integração de combustíveis de baixo carbono em sua mistura energética.

Capitalizando a experiência e presença global da Masdar, a cooperação facilitará a implantação da nova geração de navios de duplo combustível da CMA CGM prontos para usar biocombustíveis e e-combustíveis baseados em metanol e-metanol, dos quais 35 estão atualmente na frota e 84 em ordem. A Masdar tem como objetivo produzir 1 milhão de toneladas de hidrogênio verde até 2030.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.