Norsul participa de movimento pela descarbonização do setor marítimo

A Norsul participa da chamada para ação (tradução literal de Call To Action) que visa mobilizar a sociedade para o compromisso de tornar navios e combustíveis com emissão zero, a escolha número um do mundo até 2030. Uma iniciativa da Getting To Zero Coallition - uma aliança de mais de 150 empresas nos setores marítimo, de energia, de infraestrutura e financeiro, apoiada por governos e IGOs importantes -, foi lançada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro e terá o documento da ação com mais de 160 assinaturas internacionais entregue à presidência da COP26 no Reino Unido, na Cúpula Anual do Fórum Marítimo Global.

"O processo de descarbonização é um tema central para a Norsul e nossos clientes. Nosso compromisso é sempre estar na vanguarda destas ações e estamos investindo fortemente na neutralização e nas pesquisas de combustíveis alternativos e tecnologias. A Norsul é a primeira empresa 100% carbono neutro no mundo da Cabotagem brasileira, e temos orgulho disso. Mas é preciso ir além para chegar a um momento em que não haverá mais emissão de carbono para neutralizar. Estar nesta mobilização ao lado de grandes players mundiais do mercado é mais um passo da Norsul em prol da sustentabilidade, baseado no nosso valor mais importante, que é fazer o bem para as pessoas e para o mundo", explica Angelo Baroncini, Diretor-Presidente da Norsul.

Hoje, 80% do comércio global e também da cadeia de abastecimento é feito pelo mar. Mesmo feito com a menor quantidade de carbono dentre todos os modais por tonelada de carga transportada, o transporte marítimo ainda é responsável por 3% das emissões globais. Os parceiros engajados na ação apontam que o transporte deve e pode descarbonizar completamente até 2050, mas considerando a vida econômica de um navio tendo até mais de 20/22 anos, a meta é fazer com que os navios e combustíveis de emissão zero sejam a escolha padrão no mercado já em 2030.

Algumas etapas previstas para ajudar no alcance da meta são: Investir em tecnologias de emissão zero para garantir segurança, confiabilidade e sustentabilidade; Implementar projetos de demonstração em escala industrial envolvendo toda a cadeia de valor; Fechar a lacuna de competitividade por meio de ações políticas; Desbloquear oportunidades de crescimento global e sinergias com outros setores mais difíceis de abater. Para ser viável o objetivo da mobilização, é preciso que governos e reguladores trabalhem lado a lado com o setor privado, para auxiliar com prazos e regulamentos claros.

"De nossa parte, estamos dedicados a tornar realidade a meta designada pela Call To Action a favor da descarbonização no frete marítimo. Cada vez mais damos passos maiores rumo à sustentabilidade e é visível que estamos no caminho certo", destaca Baroncini. A Norsul conquistou o Selo Bronze do Programa Brasileiro de GHG Protocol no ciclo 2021, primeiro ano de participação. Desenvolvido pela FGV, o programa calcula as estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE), reforçando o compromisso das empresas participantes com a sustentabilidade e motivando a busca de meios para reduzir as emissões.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.