Frete: o ponto fraco do e-commerce

Associação lista cinco dicas para fugir dos altos custos

Seguindo em crescimento no Brasil mesmo diante da crise econômica, o e-commerce também possui um ponto fraco: o frete de produtos. O serviço que é fonte de constantes reclamações dos usuários e representa um custo excessivo ao lojista foi apontado por uma pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) de 2015 que o frete corresponde a 62% dos custos logísticos de uma loja virtual no Brasil. Mesmo assim, o empresário pode adotar uma série de medidas para conseguir entregar os pedidos no prazo e condições adequados e a ABComm lista cinco delas:

1. Métodos alternativos de entrega:

Os correios são responsáveis por 73% das entregas realizadas pelas lojas virtuais brasileiras, de acordo com a ABComm – o que faz a remessa ficar sujeita às condições impostas pela estatal. É bom ter opções e oferecer diferentes formas de entrega, como transportadoras privadas e o conceito de social delivery, que conecta pessoas a entregadores independentes, mediante aplicativo para smartphone.

2. Estratégias para o frete:

No intuito de trazer mais consumidores, a grande maioria dos e-commerces aposta na distribuição de frete grátis. A tática funciona no início, mas depois pode comprometer a rentabilidade do negócio. O ideal é criar uma estratégia que leve em conta todos os fatores envolvidos na entrega de um produto e defina a melhor política para cada player.

3. Regiões campeãs de vendas:

Uma ótima alternativa para otimizar o frete do comércio eletrônico é identificar as principais cidades que realizam pedidos dentro da página. Assim, é possível não só criar campanhas de marketing voltadas a esse público, como também ajuda a escolher locais de armazenamento mais próximos dos consumidores – diminuindo o tempo de espera pela entrega.

4. Sistema de gestão integrado:

Com esta solução, o empreendedor consegue acompanhar todos os processos que envolvem a área de logística do e-commerce, a fim de monitorar o trajeto do produto após a confirmação do pedido. O objetivo é reduzir os erros, pois uma simples falha vira uma bola de neve e pode culminar no atraso da entrega.

5. Antecipe-se à demanda:

Pode parecer difícil, mas hoje a loja virtual consegue prever a quantidade de pedidos que vai receber nos próximos meses. Dessa forma, é possível se programar para organizar o estoque de forma adequada, garantindo que os produtos com maior saída possam ser despachados rapidamente.

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