CS Porto Aratu Inaugura Pátio de Armazenamento de Enxofre e Coque no Porto de Aratu com Investimento de R$ 20 Milhões
A CS Porto Aratu, empresa controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar, inaugurou seu novo pátio dedicado ao armazenamento de enxofre e coque. Este investimento de R$ 20 milhões visa modernizar as instalações do terminal ATU-12 e reforçar o compromisso da empresa com a economia local e nacional.
O novo pátio tem capacidade para receber e armazenar até 150 mil toneladas de cargas de enxofre e coque, tornando o Porto de Aratu uma rota estratégica para diversos produtos, incluindo graneis minerais. A infraestrutura foi completamente revitalizada, incluindo a modernização da rede de incêndio, drenagem, pavimentação, revitalização das áreas, terraplanagem e construção das vias terrestres.
"Essa inauguração representa um marco na história do porto e para todo seu entorno. A operação é fruto do empenho e expertise das equipes da CS Porto Aratu e vai impactar positivamente a economia local e nacional. Além disso, as adequações realizadas também habilitaram a CS Portos a ser um recinto alfandegado", destaca Marcos Tourinho, diretor presidente da CS Porto Aratu.
A primeira carga operada pelo novo pátio foi desembarcada com sucesso em parceria com o Grupo Itafos Fertilizantes, que transportará o produto armazenado em Aratu para Arraias, no estado do Tocantins. Roberto Barretto, diretor comercial e de suprimentos da Itafos, ressalta a importância dessa operação para a empresa, destacando uma redução de custos de aproximadamente 30% em comparação com a operação logística anterior.
Até o final de dezembro, estão programadas mais 30 mil toneladas de enxofre para serem armazenadas no novo pátio, demonstrando o compromisso contínuo da CS Porto Aratu com o desenvolvimento da região e aprimoramento de suas instalações.
Durante o período de obras do pátio, mais de 100 empregos diretos e indiretos foram gerados. Com a fase atual de operação, cerca de 300 colaboradores entre diretos e indiretos serão responsáveis pela gestão da infraestrutura de 163.723 m² de área total, e cerca de 600 empregos adicionais serão criados ao longo de 2024.
"Durante o ano de 2024, com o pico das obras e instalações dos equipamentos, teremos algumas paradas programadas no píer do TGSI de modo a possibilitar que tudo fique pronto até o final de 2024, e em 2025 a mudança na operação será total, onde os clientes do Porto terão toda uma infraestrutura nova, moderna e totalmente automatizada, com produtividade seis vezes maior que a atual e muito mais capacidade tanto de berço quanto de retroárea e armazenagem", afirma Tourinho.

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