A Santos Brasil anuncia seu Plano de Transição Climática
A meta inclui reduzir em 70% as emissões diretas (escopo 1 e 2) e com 30% as emissões indiretas (escopo 3) - relacionadas à cadeia de valor. O plano também busca combater os efeitos das mudanças climáticas com metas escalonadas até 2040. Ao final do período, as emissões que não puderem ser reduzidas diretamente, serão compensadas com iniciativas específicas de mitigação.
Entre as iniciativas de destaque está a eletrificação dos RTGs (guindastes de pátio) no Tecon Santos, substituindo os modelos a diesel por elétricos até 2031. Esse esforço, parte de um investimento total de R$ 2,5 bilhões na aplicação e modernização do terminal, evitará a emissão de 713 toneladas de CO2 mensalmente, reduzindo em 97% as emissões destes equipamentos.
O plano é uma evolução da trajetória de descarbonização iniciada pela Santos Brasil há cinco anos. A iniciativa já levou a redução de 36% na intensidade das emissões, de 13,74 kgCO2/TEU em 2019 para 9,14 kgCO2/TEU em 2023, nos escopos 1 e 2.
A Santo Brasil projeta adquirir 32 novos e-RTGs até 2031, dos quais oito já estão em fase de compra. Essa eletrificação dos guindastes busca aumentar a segurança operacional ao permitir o controle remoto das máquinas, transferindo os operadores para centros de operações especializados.
Outro componente essencial do plano é a instalação do sistema shore power até 2031, oferecendo energia elétrica aos navios atracados e eliminando a queima de combustíveis fósseis na área portuária, o que deverá reduzir as emissões de escopo 3 - que hoje representam 70% do total da empresa, principalmente devido ao uso de combustível pelas embarcações.
Notícias do dia
-
Cabotagem
Norcoast evitou 317,8 mil toneladas de CO₂e em 2025
-
Portos
Porto de Santos faz acordo de estudos para transbordo off shore de soja
-
Terminais
DP World fecha concessão de 50 anos para construir dois terminais em Fujairah
-
Marítimo
Maersk lança solução integrada de cadeia fria para uvas do Chile via porto de Wilmington
-
Terminais
TCP e Brado concluem obras que ampliam capacidade ferroviária no Porto de Paranaguá
-
Terminais
Libraport movimenta US$ 203,58 milhões em cargas de saúde animal no primeiro...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.