Complexo de Suape vai adotar padrão de relatório internacional de sustentabilidade

Metodologias da Global Reporting Initiative (GRI) são adotadas por cerca de dois terços das 250 maiores empresas do ranking da Fortune 500

Transparência nos moldes internacionais. Essa é aposta do Complexo Industrial Portuário de Suape para os próximos relatórios de sustentabilidade anuais a serem publicados pela empresa, que passará a adotar os padrões da Global Reporting Initiative (GRI) nesses documentos, nos quais apresenta suas ações econômicas, sociais e ambientais. O anúncio foi feito pelo presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, nesta quarta-feira (26), durante a Sustainability Week 2019 IDB Invest - Semana de Sustentabilidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que acontece na Cidade do Panamá até a próxima sexta-feira (28).

A GRI é uma organização internacional independente, fundada em 1997, pioneira na criação de diretrizes que conferissem aos relatórios de sustentabilidade a mesma credibilidade, comparabilidade e verificabilidade dos relatórios econômico-financeiros. Atualmente, os padrões GRI são adotadas por cerca de dois terços das 250 maiores empresas do ranking da Fortune 500, com o objetivo de medir o seu desempenho nas dimensões econômica, social e ambiental.

“Consideramos a adoção dessa ferramenta de transparência um marco na gestão do Complexo de Suape”, afirma Cerquinho. O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti, que também participa do evento, complementa: “ Teremos um relatório mais abrangente, seguindo critérios globais, com ações e compromissos de sustentabilidade em todos os processos e projetos da empresa, que poderão ser consultados por qualquer pessoa interessada”.

Suape já publicou dois relatórios de sustentabilidade (2017 e 2018), atendendo à Lei 13.303/2016 (Lei das Estatais), que estabeleceu a elaboração e divulgação do relatório integrado ou de sustentabilidade por parte das sociedades de economia mista, empresas públicas e suas subsidiárias. A versão 2019/2020 será no modelo GRI, incorporando a metodologia de referência internacional, de forma a tornar ainda mais transparente não só a geração de valor de práticas e ações corporativas, mas também as questões onde há possibilidade de evolução.

Utilizando os mesmos indicadores de outros portos de classe mundial, Suape poderá comparar a eficiência de suas ações com empresas brasileiras e estrangeiras, bem como investidores, colaboradores, fornecedores, agentes reguladores, governo, sociedade e todas as partes interessadas nos dados terão à sua disposição uma importante ferramenta de avaliação integrada.

Sustainability Week 2019 IDB Invest

Até a próxima sexta-feira (28), a Cidade do Panamá sedia a Sustainability Week 2019 IDB Invest (Semana de Sustentabilidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento), fórum que reúne os principais líderes em sustentabilidade ambiental e social e governança na América Latina e no Caribe.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.