Porto de Santos renova descontos nas tarifas de navios sustentáveis e de cruzeiros

Indicadores de eficiência e sustentabilidade e número de passageiros são os critérios

A APS renovou os descontos tarifários no Porto de Santos para cruzeiros e para operadores portuários que atingirem boa pontuação no Índice de Eficiência e Sustentabilidade Portuária (IESP), que avalia a regularidade contratual, operacional e aspectos de sustentabilidade das operações no Porto de Santos. Portarias neste sentido foram publicadas no dia 08 de outubro último.

A Portaria nº 161.2025 traz descontos tarifários baseados em indicadores de eficiência e sustentabilidade. “É uma forma de incentivarmos os armadores que adotam boas práticas”, afirmou o presidente da APS, Anderson Pomini, lembrando que ambos os descontos previstos nas portarias vigorarão a partir de 17 de outubro próximo, quando terminam os prazos de vigência das atuais portarias de desconto.

A Portaria nº 162.2025 traz critérios para descontos tarifários aplicáveis a navios de cruzeiro no Porto de Santos. A concessão de desconto, relacionada à quantidade de passageiros por armador durante a temporada, incide sobre o Item 4 da Tabela III – Infraestrutura Operacional ou Terrestre. O desconto tarifário varia de 10% a 60%, conforme a quantidade de passageiros, com o máximo benefício aplicado para armadores que transportarem acima de 700 mil passageiros.

O desconto será aplicado provisoriamente com base nas previsões fornecidas pelos armadores e ajustado ao final da temporada, com base nos dados efetivos do sistema Supervia de Dados da APS. A portaria estabelece que os armadores devem informar à APS, com antecedência, a estimativa do número de passageiros e os detalhes das escalas.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.