Porto de Suape entre os três primeiros portos públicos do Brasil com melhor Índice de Desempenho Ambiental

Em uma prestigiada cerimônia realizada no Terminal Eldorado, no Porto de Santos (SP), o Porto de Suape celebra sua ascensão para o terceiro lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Esta distinção marca uma significativa conquista entre os 31 portos públicos do Brasil, evidenciando os esforços contínuos em gestão ambiental.

A premiação, ocorrida um dia antes das festividades do 45º aniversário do Complexo Industrial Portuário de Suape, destaca a dedicação do porto pernambucano à conformidade ambiental. O Porto de Itaqui (Maranhão) conquistou a primeira posição, seguido pelo Porto de Itajaí (Santa Catarina) em segundo.

Carlos Cavalcanti, diretor de Sustentabilidade da estatal, representou Suape no evento e recebeu o troféu da Antaq. Ele destaca o compromisso ambiental e social da instituição: "Essa premiação mostra que Suape está navegando na rota certa. Nossa agenda ESG é firme e robusta, com projetos socioambientais que visam melhorar o ecossistema de negócios, conservando a natureza e promovendo a equidade social da região do nosso complexo industrial portuário."

A mudança notável de Suape do décimo lugar em 2022 para a terceira posição em 2023 no ranking do IDA reflete a priorização do cuidado ambiental durante as operações portuárias e os compromissos sociais e de governança corporativa.

O IDA, instituído pela Resolução Antaq nº 2.650/2012, é um instrumento essencial de acompanhamento e controle de gestão ambiental em instalações portuárias. Este índice permite uma avaliação abrangente, considerando indicadores como licenciamento ambiental, prevenção de riscos, gerenciamento de resíduos, eficiência energética, monitoramento ambiental e planos de contingência de saúde.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.