Seagems assina Pacto Global da ONU no Brasil e reforça compromisso com práticas de ESG
A Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, anuncia sua adesão oficial ao Pacto Global das Nações Unidas no Brasil, uma iniciativa que mobiliza a comunidade empresarial na adoção e promoção de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Com a adesão, a Seagems reafirma seu compromisso com iniciativas de ESG (Environmental, Social, and Governance), alinhando-se às melhores práticas globais de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. "Estamos muito satisfeitos com mais essa conquista e empenhados em tornar os Dez Princípios parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas de nossa empresa, além de nos envolvermos em projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento da ONU, em particular as metas de desenvolvimento sustentável," afirma Rogerio Salbego, CEO da companhia.
Ao integrar o Pacto Global, a Seagems também se compromete a reportar anualmente o progresso nos temas propostos, estimulando a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. A empresa busca, com isso, não apenas cumprir normas e regulamentos, mas também inspirar e influenciar positivamente o setor e toda a cadeia de valor com a qual interage.
Seagems do Bem
Para tratar de assuntos voltados às esferas de caráter social e ambiental, a Seagems conta com uma iniciativa interna batizada de Seagems do Bem, um órgão corporativo permanente de governança própria. O grupo é formado por empregados voluntários e engajados que dedicam parte do seu tempo para desenvolver campanhas internas de conscientização e doação, além de acompanhar os projetos de leis de incentivo apoiados pela empresa. A ideia surgiu do constante desafio da empresa de gerar estímulo interno e externo à transformação social, passando pela imparcialidade e transparência da gestão.
A Seagems também foi a primeira empresa brasileira do setor de óleo e gás a conquistar o selo Sustentabilidade Tesouro Verde, uma solução do Grupo BMV que atesta a adesão às práticas ESG. Com essa certificação, a companhia compensou a pegada ambiental de seus escritórios nas cidades do Rio de Janeiro, Caxias e Rio das Ostras, além de tornar a Seagems NET-Positive — uma nova abordagem de negócios que devolve mais à sociedade, ao meio ambiente e à economia global do que retira.
Gestão eficiente de resíduos
A companhia possui ainda um rigoroso sistema de coleta, gestão e destinação de resíduos, atendendo aos requisitos do Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGRS) e do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), conforme legislação vigente.
Pacto Global da ONU
O Pacto Global das Nações Unidas é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 15.000 empresas e 3.800 signatários não empresariais em mais de 160 países. O Pacto Global incentiva as empresas a alinharem suas operações e estratégias com os Dez Princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, e a tomar ações estratégicas para avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao aderir ao Pacto Global, as empresas se comprometem a promover a transparência, a responsabilidade e a sustentabilidade em todas as suas atividades, contribuindo para um futuro mais justo e sustentável.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.