Valência Recebe Reach Stacker com Tecnologia de Célula de Combustível de Hidrogênio da Hyster"

O projeto H2PORTS, respaldado pela União Europeia (UE) e liderado pela Fundación Valenciaport, originalmente um programa de 4 anos, foi prolongado por mais 2 anos, resultando em um período total de 6 anos, com o objetivo de lidar com os desafios causados pela pandemia e outros fatores. Sua principal meta é a implementação de veículos e equipamentos movidos a hidrogênio em operações portuárias.

Para a cidade de Valência, isso implica na utilização de um trator ro-ro modificado (entregue no início deste ano) para testes em operações reais no terminal de balsas Grimaldi. Além disso, um novo reach stacker elétrico, alimentado por células de combustível Nuvera (HysterYale Group) embarcadas, provenientes da Hyster Big Trucks em Nijmegen (Países Baixos), será testado em operações reais no terminal de contêineres MSC.

O hidrogênio é armazenado a bordo em tanques de alta pressão, permitindo recargas em 10-15 minutos. As baterias embarcadas foram dimensionadas para alimentar os motores elétricos e sistemas hidráulicos, permitindo o içamento de contêineres carregados com desempenho semelhante ao de alternativas a diesel, afirma a Hyster.

O projeto H2PORTS é financiado pelo programa Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FCH-JU) e coordenado pela Fundación Valenciaport, em colaboração com diversos parceiros italianos e espanhóis provenientes da comunidade portuária, indústria e academia.

Jan-Willem van den Brand, Diretor de Desenvolvimento de Mercado Global da Hyster, declarou: "Estamos orgulhosos de fazer parte do projeto H2Ports e contribuir para o desenvolvimento de soluções de emissão zero para operações portuárias. O reach stacker movido a células de combustível de hidrogênio é uma inovação revolucionária que demonstra nosso compromisso com a sustentabilidade e a satisfação do cliente. Aguardamos com expectativa a sua utilização no Porto de Valência e os valiosos feedbacks dos usuários finais."



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.