Wilson Sons projeta energia 100% renovável no Tecon Rio Grande até 2024
Terminal deve atender ao novo sistema energético limpo para uma operação cada vez mais sustentável e competitiva
A Wilson Sons assinou um contrato para que o Tecon Rio Grande tenha sua energia fornecida 100% de fontes renováveis. Para isso, foi realizada a aquisição da certificação IREC (International Renewable Energy Certificates) para o triênio 2024/25/26, que pode ser utilizada para o reporte das emissões indiretas pelo consumo de energia no Programa GHG Protocol, metodologia internacional mais utilizada para quantificar as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o certificado garante a rastreabilidade da fonte de energia renovável que chega ao terminal, e também zera as emissões de carbono provenientes do consumo de energia nos anos citados.
Por meio deste novo sistema energético, toda a energia gerada para o funcionamento do Tecon Rio Grande até o próximo ano virá de fontes renováveis que podem ser eólica, solar ou de pequenas centrais hídricas. Recentemente, foi concluída a construção de uma usina de energia solar fotovoltaica, instalada no estacionamento principal do terminal, com 74 módulos fotovoltaicos de 545 Wp com carregadores para veículos elétricos.
A diretora de sustentabilidade da Wilson Sons, Monica Jaén, destaca os compromissos da companhia, na agenda de Meio Ambiente em 2023, tendo como uma das prioridades a eficiência energética. “Este é um tema diretamente ligado à nossa estratégia de negócios e à natureza das nossas operações. Em nossas linhas estratégicas, a eficiência energética é muito relevante: queremos fazer o melhor uso de todas as fontes de energia nas nossas operações e crescer com o cenário da economia de baixo carbono. Nosso compromisso é implantar projetos para reduzir o consumo de energia na Wilson Sons, priorizando as melhores iniciativas do mercado e focando nossos esforços na redução das emissões de carbono”, explica. Monica ressalta ainda que, além desta e de outras certificações, a Wilson Sons responde voluntariamente ao S&P Global de Nova Iorque e é signatária do Pacto Global desde 2009.
Para Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, “é uma felicidade e também uma responsabilidade tornar o Tecon Rio Grande totalmente limpo em termos de energia”. Segundo Bertinetti, “o terminal desenvolve uma série de projetos de modo a proteger as pessoas e o meio ambiente. Já possuímos ISO 14001:2015, norma reconhecida internacionalmente voltada a minimizar os impactos ao meio ambiente e a melhorar o desempenho nessa área, possibilitando com isso reduzir o impacto à natureza e custos. Agora, com a aquisição da certificação IREC seguimos caminhando em direção ao futuro para uma operação cada vez mais sustentável e competitiva”, ressalta.
Ainda, o Tecon Rio Grande instalou recentemente a primeira de três tomadas para carros elétricos, que está à disposição dos colaboradores e visitantes do terminal. “Em linha com nossas estratégias de ESG, o departamento de gestão de ativos do terminal está implementando mais esta iniciativa sustentável, que é a geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos de última geração, que além de alimentar parte do prédio administrativo do terminal, atenderá as tomadas para carros elétricos disponíveis a nossos colaboradores e visitantes”, observa Weber Martins, gerente de manutenção do Tecon Rio Grande.
Notícias do dia
-
Cabotagem
Norcoast evitou 317,8 mil toneladas de CO₂e em 2025
-
Portos
Porto de Santos faz acordo de estudos para transbordo off shore de soja
-
Terminais
DP World fecha concessão de 50 anos para construir dois terminais em Fujairah
-
Marítimo
Maersk lança solução integrada de cadeia fria para uvas do Chile via porto de Wilmington
-
Terminais
TCP e Brado concluem obras que ampliam capacidade ferroviária no Porto de Paranaguá
-
Terminais
Libraport movimenta US$ 203,58 milhões em cargas de saúde animal no primeiro...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.