Docas do Rio adquire câmeras termais e radares para monitoramento do tráfego aquaviário nos portos

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) adquiriu modernos equipamentos necessários à implantação do Local Port Services (LPS) nos portos do Rio de Janeiro, Niterói e Itaguaí. Depois da recente aquisição de duas câmeras ópticas (convencionais), foram recebidas as primeiras duas câmeras termais. Já os três radares Kelvin Hughes Sharp-Eye, também comprados pela Docas do Rio, têm chegada prevista para o próximo mês de setembro.

O gestor de VTMIS do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Villas-Bôas, que conduz o processo, explicou que, “com essas quatro câmeras que serão instaladas na 1ª estação remota do VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações), Docas do Rio passará a ter acesso a imagens térmicas e outras ferramentas tecnológicas de gerenciamento da infraestrutura aquaviária, com reflexo direto sobre a eficiência operacional dos portos”.

Ainda segundo Villas-Bôas, “o radar do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ) será integrado ao LPS do Porto do Rio de Janeiro até o final do 1º trimestre de 2022, e essa integração é fruto de um convênio estabelecido, em dezembro de 2019, entre as Autoridades Portuária e Marítima, com vistas ao monitoramento do tráfego aquaviário na Baía de Guanabara”.

A implementação do VTMIS visa melhorar a segurança da navegação, salvaguardar a vida humana no mar, elevar a eficiência do tráfego marítimo, ajudar na prevenção da poluição marinha, além do cumprimento de padrões marítimos internacionais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.