Docas do Rio adquire câmeras termais e radares para monitoramento do tráfego aquaviário nos portos
A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) adquiriu modernos equipamentos necessários à implantação do Local Port Services (LPS) nos portos do Rio de Janeiro, Niterói e Itaguaí. Depois da recente aquisição de duas câmeras ópticas (convencionais), foram recebidas as primeiras duas câmeras termais. Já os três radares Kelvin Hughes Sharp-Eye, também comprados pela Docas do Rio, têm chegada prevista para o próximo mês de setembro.
O gestor de VTMIS do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Villas-Bôas, que conduz o processo, explicou que, “com essas quatro câmeras que serão instaladas na 1ª estação remota do VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações), Docas do Rio passará a ter acesso a imagens térmicas e outras ferramentas tecnológicas de gerenciamento da infraestrutura aquaviária, com reflexo direto sobre a eficiência operacional dos portos”.
Ainda segundo Villas-Bôas, “o radar do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ) será integrado ao LPS do Porto do Rio de Janeiro até o final do 1º trimestre de 2022, e essa integração é fruto de um convênio estabelecido, em dezembro de 2019, entre as Autoridades Portuária e Marítima, com vistas ao monitoramento do tráfego aquaviário na Baía de Guanabara”.
A implementação do VTMIS visa melhorar a segurança da navegação, salvaguardar a vida humana no mar, elevar a eficiência do tráfego marítimo, ajudar na prevenção da poluição marinha, além do cumprimento de padrões marítimos internacionais.
Notícias do dia
-
Portos
Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto...
-
Logística
Brado movimenta 130 mil toneladas de bens de consumo e industriais com logística...
-
Logística
Com 285 mil toneladas, VLI realiza movimentação mensal recorde de fertilizantes no Tiplam
-
Logística
Expansão logística reforça integração entre regiões do Brasil
-
Logística
AFRMM avança como política pública estratégica para o futuro da logística, da economia...
-
Portos
Ministério de Portos e Aeroportos e ANTAQ realizam leilão na B3 para arrendamento de...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.