Plataforma Digital ajuda empresas a exportarem e importarem com mais eficiência

A startup Eazyship é uma plataforma digital voltada para pequenas e médias empresas inseridas no segmento de comércio exterior. Nela, exportadores e importadores podem cotar com maior agilidade e eficiência fretes internacionais com uma rede de agentes de carga verificados.

Fundada em 2020 e tendo começado sua operação em novembro, a empresa já conquistou alguns clientes de médio porte no Brasil. A plataforma atua como um ‘leilão online’: exportador/importador, que possui necessidade de cotar frete internacional, publica suas informações de envio da remessa. A partir disso, os agentes de carga cadastrados na Eazyship, podem enviar propostas para atender à solicitação. Com o recebimento das propostas, o exportador/importador escolhe a que melhor atender aos seus critérios (valor, qualidade do serviço e outros).

Os benefícios para o agente de carga são os recebimentos de novas oportunidades de remessas para envio e o esquema de leilão online. Além disso, todas as propostas são feitas em um formato padrão e são avaliadas por critérios previamente estabelecidos pelo exportador/importador (valor, qualidade do serviço etc), favorecendo uma concorrência com igualdade.

Uma multinacional americana da indústria de mobilidade global com mais de 100 embarques por mês, utilizava apenas dois agentes de cargas para suas operações. Através da Eazyship, a empresa encontrou novas ofertas de outros agentes, reduzindo seus custos em 22% e aumentando sua satisfação com seus clientes finais pelos serviços prestados.

Outro usuário, uma brasileira da indústria química, com mais de 60 embarques por mês, enfrentava dificuldades com o fechamento de BIDs com a pandemia, por conta das variações de fretes internacionais. Com a experiência na Eazyship, alcançaram eficiência nas solicitações, recebendo propostas em até 48 horas, melhorando seu accountability reduzindo custos com fretes internacionais.

Um dos diferenciais da Eazyship é a rede de agentes de cargas que, além de terem suas credenciais verificadas, possuem um ranking de qualidade separado por selos: Bronze (para agentes iniciantes), prata, ouro e os de maior qualidade, Platinum. Essa classificação dá aos exportadores e importadores norte para encontrar os agentes de carga mais indicados para cada necessidade - seja em tipo de carga, rota e outros. Já estão na plataforma agentes de carga como HIS, RL Oliveira, New Hub, CAPITALLOG e muitas outras.

De acordo com CEO da Eazyship, Marcelo Brandão: “mesmo que maior parte das empresas inseridas no comércio exterior sejam pequenas e médias (de acordo com o DataSebrae, as PMEs representam 71% do total de empresas exportadoras), ainda há falta de soluções tecnológicas e digitais voltadas para o segmento”.

Mesmo em tempos de quarentena, a Eazyship tem planos de continuar crescendo e aumentar sua cartela de clientes para 2021. Para o segundo trimestre, planeja lançar uma versão mais robusta de sua plataforma e, posteriormente, começar a oferecer produtos e serviços financeiros exclusivamente para as necessidades das empresas do segmento de comércio exterior.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.