VIVO e Amazon testam implantação de rede 5G

A Telefônica anuncia que validou o AWS Outposts como uma opção de infraestrutura eficaz para a Vivo Brasil implantar a tecnologia 5G Core necessária para oferecer serviços 5G standalone em suas operações. Como parte de seus programas de 5G e de transformação operacional, a Telefônica está impulsionando globalmente a introdução de plataformas 5G autônomas (standalone - SA) nativas em nuvem em suas principais operações, a fim de melhorar a automação e gerar novas receitas.

Esse movimento também permite novos casos de uso baseados em acesso 5G, como controle de drones ou gerenciamento de manutenção remota, entre outros. A opção de utilizar um software 5G Core nativo em nuvem para construir a rede da Telefônica teria como resultado agilidade, elasticidade e capacidade de escalar rapidamente, o que também melhoraria o tempo de lançamento desta inovação no mercado.

A Vivo adotou uma abordagem de vários fornecedores para essa prova de conceito, em

colaboração com a Mavenir, Nokia e Oracle, que forneceram as funções de rede do 5G SA Core. A seleção das funções de rede foi feita para cobrir tanto o plano de controle quanto o plano de usuários, testando posteriormente ambos os tipos de cargas de trabalho. Os recursos nativos de nuvem do núcleo 5G SA facilitaram a integração e a instanciação de funções de rede virtual na infraestrutura AWS. A execução desses recursos demonstrou sua correta funcionalidade tanto na Região AWS South America (São Paulo) quanto nos data centers da Telefônica (on-premises), por meio do AWS Outposts.

O AWS Outposts é um serviço totalmente gerenciado que oferece a mesma infraestrutura, serviços, APIs e ferramentas da nuvem AWS para praticamente qualquer instalação on-premises.

O sistema end-to-end foi validado usando componentes-chave da arquitetura CI / CD / CT da Telefônica, em particular por uso da solução de testes da Spirent Communications e do suporte de seu parceiro regional Netmetrix. Sendo executada simultaneamente na Região AWS South America (São Paulo) e no AWS Outposts, a solução Landslide Core Network Testing da Spirent foi capaz de verificar ambas funcionalidades, do plano de controle e dos testes de alta carga para validação de desempenho do plano de usuários. Como resultado, a Telefônica Vivo comprovou que o AWS Outposts pode ser uma opção viável para a implantação 5G Standalone Core.

“Graças a este projeto, a Telefônica atingiu um marco claro em seus planos de 5G no Brasil e também em sua estratégia de implantação no grupo. O modelo provou que as plataformas nativas em nuvem 5G permitem a utilização de uma ampla gama de opções de infraestruturas de redes públicas e privadas”, afirma Cayetano Carbajo, diretor de Núcleo, Plataformas de Serviços e Transporte, e CTIO da Telefônica.

"Estamos entusiasmados que a Telefônica Vivo validou o AWS Outposts como uma de suas melhores opções para implantar sua rede 5G Core", comenta Fabio Cerone, diretor de Telecomunicações da Amazon Web Services para EMEA. "Com a opção de construir seu 5G Core na AWS, a Telefônica abre caminhos para alavancar a amplitude e profundidade de nossos serviços em nuvem em seus ambientes on-premises. Com a AWS, a Telefônica pode automatizar totalmente sua rede e dimensionar e alocar dinamicamente sua capacidade para atender às necessidades de seus clientes, sejam eles empresas ou consumidores finais”, finaliza.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.