Tecon Salvador supera recorde histórico de movimentação em 2019
Desempenhos da Importação e Cabotagem impulsionaram o resultado; o atendimento ao setor de energias solar e eólica é um dos principais destaques.
Entre janeiro de dezembro de 2019, a movimentação geral de contêineres no Porto de Salvador superou o recorde histórico anual alcançado ano passado. No período, foram movimentados 211.540 contêineres, 4% a mais que o praticado em 2018, quando o resultado chegou a 203.979 contêineres.
Os grandes destaques do ano foram a Importação e a Cabotagem. Na Importação o volume de contêineres cheios cresceu 12%, com a movimentação de 44.149 contêineres, quando em 2018 o total foi de 39.439. Na Cabotagem o crescimento foi de 5%, também em contêineres cheios, quando comparado ao ano passado, sendo 50.101 em 2019 e 47.696 em 2018.
De acordo com Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador, a Cabotagem já é um modal consolidado que apresenta resultados crescentes ano a ano. “Hoje, o mercado tem uma visão melhor e mais abrangente sobre as vantagens da Cabotagem, que vão desde a economia de custos a maior segurança e menor risco de avarias, além do impacto ambiental que tem redução de 90% na emissão de gases poluentes se comparado com o modal rodoviário. Mantivemos o atendimento a setores já consolidados, mas também ampliamos a atuação em outros segmentos, tais como Couro, Óleos e Lubrificantes e Cacau e seus derivados”, explica Lourenço. Os principais destaques positivos do ano ficaram por conta dos segmentos de Móveis e utensílios (+116%), Siderúrgicos e Metalúrgicos (+113%), além de Químicos e Petroquímicos (+7%).
Já na Importação, o executivo aponta que a realização de leilões de energia renovável e o início de projetos nos últimos anos contribuíram para a frequente movimentação de cargas pelo terminal baiano. O Tecon Salvador atende a importantes indústrias que produzem equipamentos e geram energia solar e eólica. É através do Porto baiano que peças como pás, aerogeradores e hubs, cargas de grandes dimensões e especificidades, chegam aos parques de produção de energia renovável, incluindo o maior da América do Sul, em implantação no Piauí.
Nos últimos 5 anos houve a movimentação de mais de 275 mil toneladas de cargas de projetos “Em 2020 temos escalas programadas para o Parque em Piauí além do atendimento a outros projetos de energia renovável. Como os leilões de energia renovável foram retomados com regularidade e dada a expertise desenvolvida pelo terminal na movimentação deste tipo de cargas e seu bom relacionamento com os principais players do segmento, esperamos dar continuidade no atendimento destas cargas”, aposta o diretor executivo do Tecon Salvador. Além de energia renovável, peças e equipamentos (+37%) e embalagem (+50%) também foram destaques do ano.
Notícias do dia
-
Portos
Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto...
-
Logística
Brado movimenta 130 mil toneladas de bens de consumo e industriais com logística...
-
Logística
Com 285 mil toneladas, VLI realiza movimentação mensal recorde de fertilizantes no Tiplam
-
Logística
Expansão logística reforça integração entre regiões do Brasil
-
Logística
AFRMM avança como política pública estratégica para o futuro da logística, da economia...
-
Portos
Ministério de Portos e Aeroportos e ANTAQ realizam leilão na B3 para arrendamento de...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.