Balsa elétrica navega mais de 90 quilômetros com uma única carga de bateria

Danfoss forneceu transmissões elétricas Editron e motores de propulsão para a balsa

As ilhas de Ærø e Als, no sul da Dinamarca, são conectadas pela Ellen, a balsa totalmente elétrica mais longa do mundo. Ellen estabeleceu um novo recorde mundial em 9 de junho em Sønderborg, Dinamarca, onde líderes da indústria, governo e sociedade civil se juntaram à Agência Internacional de Energia (IEA) para a 7ª Conferência Global Anual sobre Eficiência Energética.

Em seu retorno da conferência, onde os participantes exploraram como a ambição internacional em eficiência energética pode ser traduzida em um progresso mais rápido e mais forte no mundo real, Ellen navegou 50 milhas náuticas – 92 quilômetros – com uma única carga de bateria.

O professor sênior da Marstal Naval Academy, Dinamarca, Henrik Hagbarth Mikkelsen, que ajudou a especificar as soluções técnicas para a balsa durante sua fase de projeto, estava a bordo para a viagem: “O trajeto de 92 quilômetros com uma única carga de bateria é a distância planejada mais longa para uma balsa elétrica capaz de transportar passageiros e veículos até hoje em qualquer lugar do globo. Estamos falando de um registro claro. Em suas viagens diárias normais, a balsa navega 22 milhas náuticas, ou 40 quilômetros, de porto a porto antes de recarregar.”

Ellen não emite carbono e opera a um custo 24% menor do que uma nova balsa a diesel. Ela começou a navegar em 2019. A Danfoss forneceu transmissões elétricas Editron e motores de propulsão para a balsa.

“Ellen é um excelente exemplo do futuro para o transporte elétrico. É mais limpo, mais verde e mais eficiente do que seus concorrentes de combustíveis fósseis. A eletrificação do transporte marítimo é uma maneira clara de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. E a Danfoss tem as soluções para construir novas balsas elétricas e modernizar as existentes para eletrificá-las com o potencial de reduzir as emissões de carbono em todo o mundo”, afirma Kimmo Rauma, vice-presidente da Danfoss Editron.

A Danfoss Editron planeja submeter o recorde mundial ao Guinness World of Records.

Fatos sobre o transporte marítimo:

27% de todas as emissões globais de CO2 relacionadas à energia vêm do transporte. Com 4,27 bilhões de passageiros e 373 milhões de veículos transportados por balsa a cada ano, as balsas são importantes emissores de carbono e geralmente navegam perto de cidades onde aumentam os já críticos níveis de poluição do ar. Balsas elétricas como a Ellen podem ajudar a resolver o problema.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.