Governo debate hidrovia do Rio Grande do Sul
Aconteceu no final da tarde de quinta-feira, 31, uma reunião entre o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, secretários estaduais e os Portos RS para debater o uso e melhorias das hidrovias do Estado. São mais de 700 quilômetros de vias navegáveis que servem como uma opção logística de mais produtividade e menos impacto ambiental. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica.
Estiveram presentes além do Governador, o secretário de Governança, Claudio Gastal; o secretário extraordinário de secretário extraordinário de Parcerias, Bruno Vanuzzi; o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella; secretário-chefe de Gabinete do Governador, Paulo Morales; o secretário-adjunto de Logística, Eduardo Krause e; o superintendente dos Portos RS, Fernando Estima. Durante a reunião, foram apresentadas as demandas do setor que recentemente foram debatidas em seminário realizado pela Famurs e o Hidrovias RS. Além dos assuntos abordados no seminário, algumas pautas que são demandas dos mais de dez terminais que compõem a hidrovia foram abordados.
“Estamos realizando os estudos necessários para soluções para o sistema hidroviário. Isso é uma demanda de longa data que vem sendo trabalhada pelo Hidrovias RS, através de seu presidente Wilen Manteli”, afirmou o superintendente Fernando Estima. A hidrovia tem um movimento superior a oito milhões de toneladas por ano e possui grande capacidade de ampliação dessa modalidade logística.
Ao longo dos últimos anos, novos projetos vêm reforçando o entendimento que o uso hidroviário é uma das melhores soluções para ampliação da capacidade competitiva do Rio Grande do Sul. O Contesc que completou três anos de atividade na última quinta-feira, está a cerca de 100 quilômetros da região de Caxias do Sul, por exemplo, o que amplia significativamente as oportunidades logísticas e reduções de custos de frete para os produtos produzidos na serra gaúcha.
“O governador determinou todos os esforços no sentido de ter um plano de ações que permitam a manutenção das estruturas necessárias na redução dos custos logísticos permitindo o aumento da competitividade do RS. Vamos aumentar o número de reuniões para agirmos com eficiência numa solução para problemas crônicos como dragagem e sinalização da hidrovia. É um compromisso do Governador a redução do custo logístico gaúcho”, conclui o superintendente dos Portos, Fernando Estima. A pauta logística está definida nos planos estratégicos do Governo do Estado e sendo intensamente trabalhada pelas secretarias envolvidas.
Notícias do dia
-
Marítimo
Descarbonização da Logística
-
Marítimo
CMA CGM lança Medidor de Descarbonização para Remessas Sustentáveis no Transporte Marítimo
-
Terminais
Rumo e DP World Firmam Parceria para Construção de Novo Terminal de Grãos e...
-
Marítimo
ONE: Desafios e Inovações na Redução de Emissões na Cadeia de Suprimentos
-
Logística
Plataforma seaexplorer da Kuehne+Nagel mostra opções de rotas mais sustentáveis
-
Ferroviário
MRS Investe em Tecnologia Verde para Reduzir Emissões
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.