CMA CGM Bahia Marca Presença nos Portos Brasileiros

Revolucionando o Transporte Marítimo com Sustentabilidade e Inovação nos Portos Brasileiros

CMA CGM Bahia, um navio porta-contêineres de última geração, está fazendo história nos portos brasileiros ao trazer consigo uma abordagem revolucionária para o transporte marítimo. Equipado com tecnologia de ponta e alimentado por gás natural liquefeito (GNL), essa embarcação não apenas eleva os padrões de eficiência logística, mas também inspira cada vez mais uma logística sustentável.

Com 336 metros de comprimento e capacidade para mais de 13 mil TEUs (unidades equivalentes a vinte pés), o CMA CGM Bahia iniciou sua jornada em Singapura no dia 28 de dezembro de 2023, rumo à América do Sul. Sua chegada aos portos brasileiros é um marco significativo, não apenas por sua impressionante capacidade de transporte, mas também por sua contribuição para a redução das emissões poluentes.

Movido a gás bicombustível, a embarcação é capaz de evitar até 99% das emissões de enxofre, 92% das emissões de óxido de nitrogênio e 91% de partículas. Além disso, sua flexibilidade para utilizar fontes de combustível ainda mais sustentáveis, como o BioLNG e o e-metano, o posiciona como uma opção neutra em carbono, alinhando-se aos esforços globais para combater as mudanças climáticas.

O CMA CGM Bahia passou pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), DP World, Rio Brasil Terminal, Tecon Rio Grande e Portonave. Em cada um desses, a chegada desse navio eco-friendly foi recebida com entusiasmo.

Rodrigo Gomes, gerente comercial da DP World Brasil, ressaltou: "Dar as boas-vindas a uma embarcação movida a GNL que emite menos CO² alinha-se perfeitamente aos nossos esforços globais para reduzir a pegada de carbono. Em 2024, o número de navios eco-friendly semelhantes deverá crescer no porto, refletindo o compromisso da indústria marítima em construir um futuro mais sustentável na logística global."

Carolina Brown, gerente comercial de armadores da TCP, também enfatizou: “A operação de uma embarcação como esta no terminal vai de encontro aos objetivos da TCP e de toda indústria da navegação de reduzir as emissões de dióxido de carbono, promovendo maior eficiência energética em suas operações marítimas, além de atender uma demanda cada vez mais importante para o mercado e para nossos clientes”.

Com sua tecnologia inovadora e compromisso com a sustentabilidade, o CMA CGM Bahia está pavimentando o caminho para um futuro mais limpo e verde no transporte marítimo. Sua presença em águas brasileiros não apenas impulsiona a eficiência logística, mas também inspira outras companhias, promovendo uma indústria marítima mais sustentável e resiliente.

À medida que o mundo enfrenta os desafios das mudanças climáticas e busca soluções para reduzir as emissões de carbono, o CMA CGM Bahia se destaca como um símbolo de progresso e inovação. Com sua tecnologia avançada e compromisso com a sustentabilidade, está navegando em direção a um futuro mais limpo e sustentável para todos. O CMA CGM Bahia opera o serviço SEAS 1, conectando a Ásia à Costa da América do Sul.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.