CMA CGM MERMAID: Primeiro de 10 Navios com Design Único para Melhor Eficiência Energética
O Grupo CMA CGM celebra a entrega do CMA CGM MERMAID, o primeiro navio de uma série de 10 novos porta-contêineres de 2.000 TEUs movidos a GNL (Gás Natural Liquefeito), que serão gradualmente implantados no Mediterrâneo e no Norte da Europa.
Esses novos porta-contêineres, com um design original voltado para melhorar sua eficiência energética e desempenho ambiental, se juntarão à frota da CMA CGM, composta por cerca de 620 navios, incluindo mais de 30 já movidos por energias alternativas. Esses navios emitirão até -20% de CO2 em comparação com um navio de tamanho similar com design de combustível marítimo convencional (óleo de baixo teor de enxofre).
Essa entrega faz parte do programa de renovação da frota da CMA CGM, no qual o Grupo investiu mais de US$ 15 bilhões. Isso aproxima o Grupo de seu objetivo de Neutralidade de Carbono até 2050. Até 2028, quase 120 navios serão movidos por energias de baixo carbono.
Uma nova geração de porta-contêineres, resultado da cooperação entre os players da indústria. Esses navios, com uma linha e arquitetura diferentes dos porta-contêineres convencionais, foram projetados em estreita colaboração com os Chantiers de l'Atlantique, uma empresa francesa localizada em Saint-Nazaire e reconhecida mundialmente por sua expertise em design e construção naval.
A empresa dinamarquesa de engenharia Odense Marine Technique (OMT) converteu ainda mais o conceito em um protótipo industrial. A CMA CGM confiou a construção dos navios ao Hyundai Mipo Dockyard (HMD), localizado na Coreia do Sul. Líder mundial em desempenho, o estaleiro gerencia todas as etapas da montagem do porta-contêineres.
Por fim, a GTT, uma empresa francesa especializada em tecnologias para o transporte marítimo e armazenamento de gás natural liquefeito, trabalhou em estreita colaboração no projeto para o design e concepção da cadeia de gás e tanque de armazenamento com capacidade total de 1.053 m³.
Essa colaboração próxima entre o armador, empresa de engenharia, fornecedor de equipamentos e fabricante de renome mundial proporcionou uma resposta concreta à necessidade de inovação em arquitetura naval e deu origem a um novo modelo de porta-contêineres, com perfil e características técnicas profundamente renovados.
Determinada a otimizar a eficiência energética em todas as suas atividades, a CMA CGM decidiu redimensionar essa nova série de navios. Uma das características originais do design é a proporção de 204,29 metros de comprimento por 29,6 metros de largura para melhorar o desempenho hidrodinâmico e aerodinâmico dos navios.
Eles também são os primeiros navios da frota da CMA CGM com superestruturas na parte frontal. Assim, colocados na frente, a ponte e as acomodações garantem melhor desempenho aerodinâmico e maior capacidade de carga em comparação com uma arquitetura convencional. Um novo arco quase invertido com uma lâmpada de proa integrada também oferece melhor desempenho hidrodinâmico para reduzir o consumo de combustível em 15% por viagem.
Esses navios são movidos a GNL, uma fonte de energia com menor emissão de carbono do que o combustível convencional, o que reduz as emissões de óxido de enxofre em 99%, de óxido de nitrogênio em 92% e de partículas finas em 91%. Quando resfriado a -161°C, o GNL alimenta um motor MAN de 12 megawatts. Esses navios de combustível duplo também podem transportar biogás (-67% eq. CO2) produzido a partir de resíduos orgânicos e serem convertidos em e-metano (-85% eq. CO2) produzido a partir de hidrogênio descarbonizado.
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