Yara e Navigator impulsionam soluções de combustível com amônia verde

Azane Fuel Solutions recebe investimento estratégico da Yara e Navigator para uma navegação mais limpa

Os braços de investimento Yara Growth Ventures AS, afiliados à Yara International ASA, e a renomada Navigator Holdings Ltd., anunciaram a aquisição bem-sucedida de uma participação de 14,5% na startup norueguesa, Azane Fuel Solutions AS ("Azane").

Azane, uma parceria entre a ECONNECT Energy AS e a Amon Maritime AS, ambas com sede na Noruega, estabelecida em 2020, está desbravando o caminho para a adoção de combustíveis verdes na indústria marítima, com tecnologia própria para o manuseio de amônia como fonte de energia.

Sujeito às condições habituais, a Azane planeja construir a primeira rede de abastecimento de amônia do mundo, com a Yara Clean Ammonia já comprometida com a aquisição de 15 unidades da Azane. O investimento conjunto da Yara e da Navigator permitirá que a Azane dê início à construção da primeira unidade de abastecimento de amônia na Noruega, marcando um passo significativo em direção ao uso de combustíveis de emissão zero na navegação. A Azane planeja expandir suas operações internacionalmente, oferecendo soluções de abastecimento e tecnologia de manuseio de amônia.

A expectativa é de que as operações de abastecimento de amônia se iniciem na Escandinávia em 2025. O mercado global de navios movidos a amônia representa uma estimativa igual ao tamanho da frota mundial de navegação de longo curso, composta por cerca de 100.000 embarcações, todas com potencial para realizar a transição para combustíveis de emissão zero. Atualmente, o setor de navegação marítima é responsável por aproximadamente 3% das emissões globais.

A Azane, que é uma parceira comercial da Yara Clean Ammonia, pretende armazenar amônia limpa em suas unidades de abastecimento quando estiverem operacionais.

Stian Nygaard, Diretor de Investimentos da Yara Growth Ventures, destacou: "Atualmente, o abastecimento de amônia como combustível é inexistente. Com este investimento, esperamos que se torne realidade em um ano, começando na Escandinávia. Este é um marco significativo na redução das emissões da indústria de navegação. Ao possibilitar que a Azane seja a pioneira na criação dessa infraestrutura fundamental, nosso objetivo é preencher uma lacuna na cadeia de amônia necessária para abastecer navios."

Mads Peter Zacho, CEO da Navigator, enfatizou: "A amônia verde é essencial para o sucesso futuro da navegação livre de carbono, e a Azane está desempenhando um papel fundamental na solução de uma lacuna evidente na cadeia de valor do combustível de amônia. A demanda global por amônia deve triplicar até 2050, e uma parte substancial será destinada ao abastecimento de navios."

"Em um ambiente regulatório cada vez mais rigoroso em relação a combustíveis mais verdes na indústria de navegação, estou muito satisfeito que a Navigator não esteja apenas fazendo esforços para se tornar um negócio mais sustentável, mas também investindo em empresas em crescimento que acreditamos que podem apoiar e acelerar a transição em nossa indústria. Aguardamos com expectativa o fortalecimento de nossos relacionamentos com a Yara e a Azane por meio dessa parceria."

André Risholm, Presidente da Azane, afirmou: "Será uma grande vantagem para nossa empresa contar com o apoio de duas das principais empresas de amônia do mundo, uma da indústria e outra do transporte de gás. Ambas estão entrando como investidores estratégicos e se unindo ao conselho para ajudar a construir a empresa. Os novos recursos acelerarão nossas ambições de crescimento na Escandinávia e em âmbito internacional. Como pioneira, as soluções de abastecimento da Azane permitirão que os proprietários de navios em todo o mundo façam a transição para a navegação livre de carbono, demonstrando projetos de abastecimento em escala comercial completa."



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.