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Especulações de novas aquisições, falencias e novas parcerias desenham o novo cenário do mercado mundial
O mercado mundial a muito já vivecia a crise do desequilíbrio marítimo, tendo em vista as recorrentes notícias de armadores, transportadores e companhias de navegação que vivenciam dificuldades financeiras levando a alguns caminhos: falência, venda, ou suspensão das operações. Como foi o caso da saudosa Maestra, que decidiu suspender em 2013 suas atividades comerciais. Na época a companhia alegou que “o desafio operacional da Maestra demoraria mais do que o esperado para apresentar resultado positivo”.
No ano passado fomos bombardeados com outras notícias um tanto impactantes para o setor de transporte marítimo. A falência da Hanjin (Leia no Guia), ainda não foi superada pelo setor, já que ninguém deseja que um armador e, especialmente, desse porte, chegue à falência.
O anúncio do pedido formal de falência da transportadora marítima de containers sul-coreana com dividas estimadas em 5,5 bilhões de dólares, deixou o mercado global muito apreensivo depois que os credores bancários anunciaram o corte de apoio à empresa devido às dividas correntes. A Hanjin era, até então, a sétima maior empresa do mercado mundial do setor, com participação de 2,9% do mercado e 609 mil Teus de capacidade.
Mas foi no final do ano que depois de muitas especulações o mercado tomou um choque com a confirmação dos rumores das negociações entre Maersk e Hamburg-Süd (Leia no Guia). O Grupo Oetker enviou um informativo oficial ao mercado, divulgando que a empresa estava desvinculando suas atuações o transporte marítimo, e vendendo a Hamburg-Süd. Junto com o armador, o grupo se desfaz também de todos os serviços e empresas relacionadas, bem como a maior parte de seu patrimônio.
E quando a gente pensa que não pode mais se surpreender, novas especulações surgem, e dessa vez envolvendo o armador oriental OOCL (Orient Overseas Container Line). A OOCL foi apontada como o próximo alvo na consolidação no setor de transporte de containers. E os resultados já são vistos. De acordo com a companhia, as especulações já tem afetado diretamente o preço das ações do grupo, que subiram em quase 20% desde o início do ano. Depois de começar o ano em torno de HK$ 32, a matriz OOIL’s viu o preço de suas ações subirem para HK$ 38,20 no fechamento da bolsa de valores de Hong Kong, um aumento de 19%.
Em recente relatório a Alphaliner observou que a Cosco Shipping e a Evergreen foram apontadas como potenciais compradoras da OOCL, embora nenhuma das duas empresas tenha manifestado interesse público. O relatório disse ainda que a OOCL tinha sido vista “como um prêmio de captura devido as suas operações de transporte de containers e gestão de rendimento forte consistentes”.
De acordo com a Alphaliner movimentos recentes por outras linhas de containers poderiam se consolidar e levar os acionistas majoritários da OOIL a considerar uma alienação de suas atividades de transporte de containers, especulando que o tamanho relativamente pequeno da OOCL comparado com seus principais rivais "poderia vê-lo lutando para manter suas margens operacionais superiores".
O fato é que o mercado está de olhos bem abertos para essas “especulações”, e nós também. Seria essa apenas a ponta do iceberg?
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