Hapag-Lloyd e Goldwind firmam acordo para fornecimento de 250 mil toneladas anuais de metanol verde
A Hapag-Lloyd anunciou um acordo com a Goldwind, líder global em energia limpa com sede em Pequim, China, para o fornecimento de 250 mil toneladas de metanol verde por ano. A parceria visa impulsionar a descarbonização das operações marítimas da empresa, em linha com sua estratégia de sustentabilidade.
O metanol verde, uma mistura de biometanol e e-metanol, garantirá uma redução de pelo menos 70% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE), cumprindo todos os requisitos atuais de certificação de sustentabilidade.
Segundo Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd, “com este acordo, estamos assegurando uma parte significativa de nossa demanda por combustíveis verdes, nos aproximando do objetivo de operações neutras em carbono até 2045. É nossa ambição liderar a transformação da indústria de transporte marítimo.”
A meta da Hapag-Lloyd é reduzir em um terço as emissões absolutas de GEE da frota até 2030, comparado a 2022. Com a quantidade contratada de metanol verde, a empresa estima evitar até 400 mil toneladas anuais de emissões de CO2e em suas operações.
A Goldwind planeja construir uma nova fábrica de metanol verde em Hinggan League, China, próxima à sua planta já existente, com previsão de conclusão para o final de 2027. A unidade compartilhará infraestrutura e tecnologias com sua planta irmã, aumentando a eficiência da produção.
Wu Gang, presidente da Goldwind, destacou: “Essa colaboração reforça a confiança de uma das principais empresas de transporte marítimo em nossa capacidade de descarbonização. Estamos entusiasmados em contribuir para os objetivos climáticos da Hapag-Lloyd e aprofundar nossa parceria.”
Além disso, a Hapag-Lloyd utilizará o metanol verde em cinco navios de 10.100 TEUs que serão convertidos para um sistema de propulsão dual-fuel em 2026. A empresa também anunciou recentemente a aquisição de 24 novos porta-contêineres com motores de gás natural liquefeito de baixa emissão, reafirmando seu compromisso com um futuro multimodal e sustentável.
Jan Christensen, diretor sênior de Aquisições Globais de Combustível da Hapag-Lloyd, afirmou: “O metanol verde é um componente-chave de nossa estratégia de múltiplos combustíveis, demonstrando nosso compromisso com soluções mais sustentáveis para o transporte marítimo. Essa iniciativa só é possível graças a parcerias sólidas, como a que temos com a Goldwind.”

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.