Maersk e Goldwind assinam acordo para metanol verde

Parceria histórica para impulsionar o metanol verde na navegação global

O acordo de compra entre A.P. Moller - Maersk e a desenvolvedora chinesa Goldwind, fornecedora de energia limpa, estende-se até a próxima década e representa o primeiro grande acordo de compra de metanol verde em larga escala para a indústria de transporte marítimo global.

"Este acordo é um marco para a Maersk, pois nos permite reduzir significativamente nossa pegada de emissões nesta década e manter-nos alinhados com a trajetória de 1,5 grau Celsius estabelecida no Acordo de Paris, garantindo o fornecimento contínuo de serviços de transporte marítimo com baixo teor de carbono aos nossos clientes na segunda metade desta década", afirma Rabab Raafat Boulos, Diretora de Infraestrutura da A.P. Moller - Maersk.

A Maersk visa atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2040 em todo o seu negócio. O acordo reduz significativamente os riscos nas fases iniciais da jornada rumo ao líquido zero da Maersk e apoia as expectativas de um mercado competitivo de metanol verde até 2030. Os volumes recordes podem impulsionar anualmente mais da metade da capacidade habilitada para metanol que a Maersk atualmente possui em pedidos.

"Goldwind respeita a Maersk como pioneira no campo de combustíveis verdes marítimos, e estamos animados para promover em conjunto a transição verde com a Maersk. Com este projeto, a Goldwind continuará a explorar a aplicação inovadora de novas tecnologias, buscar a combinação orgânica de eletricidade verde e produção de combustível verde, e otimizar o processo de produção de metanol verde. A Goldwind está comprometida em colaborar com empresas envolvidas na indústria de metanol verde, com o objetivo de tornar o metanol verde um dos combustíveis marítimos limpos mais importantes e economicamente viáveis no futuro", disse Wu Gang, Presidente da Goldwind.

Os volumes combinam uma mistura de bio-metanol verde e e-metanol, todos produzidos utilizando energia eólica em uma nova instalação de produção na Liga de Hinggan, Nordeste da China, cerca de 1000 km a nordeste de Pequim. A produção está prevista para começar em 2026. Após este acordo de compra assinado, a Goldwind espera confirmar uma decisão final de investimento para a instalação até o final do ano.

"Estamos encorajados pelo acordo porque sua escala e preço confirmam nossa visão de que o metanol verde atualmente é a solução de baixas emissões mais viável para o transporte marítimo que pode ter um impacto significativo nesta década. O acordo é um testemunho do impulso e dos vastos esforços que vemos entre os desenvolvedores ambiciosos que estão levando projetos adiante em várias regiões, no entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer para garantir um mercado global de combustíveis verdes que possa possibilitar a descarbonização do transporte marítimo global", concluiu Rabab Raafat Boulos.

A Maersk receberá sua primeira embarcação oceânica de grande porte habilitada para metanol (16.000 TEU) no primeiro trimestre de 2024 e está trabalhando diligentemente para encontrar soluções com uma ampla gama de parceiros globais para toda a série de navios que serão entregues em 2024-25.



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