Wilson Sons Agência participa de operação de resgate de navio cargueiro

Embarcação de 188 metros de comprimento foi removida no Porto de São Sebastião e será levada a Hong Kong para manutenção

A Wilson Sons Agência, empresa de agenciamento marítimo do Grupo Wilson Sons, participou da salvatagem de um navio cargueiro, com 188 metros de comprimento e 28 de largura, no Porto de São Sebastião, no litoral paulista. A operação, inédita na região, durou cinco dias e terminou na última segunda-feira (25/11).

Para viabilizar a ação, a Wilson Sons Agência fez a coordenação de todos os procedimentos legais com os envolvidos na salvatagem, incluindo Marinha, Companhia Docas de São Sebastião, Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa e representantes dos armadores. O trabalho começou em meados de setembro, inicialmente, para definir o local com melhores condições para a execução do serviço. “Em São Sebastião, realizamos ainda uma série de reuniões com a praticagem e autoridades para garantir a segurança da operação”, conta Henrique José, da Wilson Sons Agência.

Um navio semissubmersível, do tipo Heavy Load Carrier, foi deslocado da China para a remoção. Essa embarcação submergiu a 27 metros de profundidade para rebocar ao seu convés o navio avariado. “O Canal de São Sebastião é um dos pouco locais no país com calado de 34 metros, necessário para esse tipo de operação”, explica Eduardo Santos, da Wilson Sons Agência.

O navio avariado transportava toras de madeira e apresentou problemas para navegação. Ele foi rebocado do Porto de Rio Grande (RS) para São Sebastião, onde foi realizado o complemento da operação. Ambas embarcações seguem para Hong Kong, em viagem com duração de cerca de 40 dias.

A Wilson Sons Agência foi o primeiro negócio do Grupo Wilson Sons, fundado há mais de 180 anos no Brasil. Hoje é uma das maiores agências independentes do país, presente nos principais portos brasileiros por meio de 18 filiais próprias.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.