Bom cenário em Santos
Importações voltam a crescer, enquanto exportações despencam
O Porto de Santos tem motivos para comemorar, afinal as importações voltaram a crescer no mês de outubro, registrando crescimento de 5%, atingindo a marca de 3 milhões de toneladas. Mas no acumulado dos dez primeiros meses do ano, a marca chegou a 26,5 milhões de toneladas, um decréscimo de 4%. Por outro lado, as exportações não vão tão bem, elas que são o carro-chefe do cais santista, caíram 27,4%, chegando a 6,1 milhões de toneladas no mês passado. Neste ano, os embarques somaram 71.1 milhões de toneladas, uma queda de 1,6%.
Os dados levantados pela Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), apontam ainda que no mesmo mês o cais santista alcançou a marca de 9,1 milhões de toneladas operadas. No acumulado do ano, são 97,67 milhões de toneladas, o que motivou a elevação da previsão de fechamento de 2016 para 114.1 milhões de toneladas.
Entre as cargas de destaque, está o trigo, que registrou uma alta de 403,3% em seus desembarques, totalizando 90,2 mil toneladas em outubro. As importações de adubo também registraram elevação, de 23,5%, e atingiram a marca de 377,9 mil toneladas.
Já entre as exportações, o complexo soja, que inclui grãos e farelos, registrou uma queda de 44% em outubro, com os embarques de 269,6 mil toneladas. Já o milho sofreu uma redução ainda maior, de 72,8% e somou 756 mil toneladas exportadas.
As operações com containers também mantiveram a tendência de queda, chegando a outubro com redução de 8% no mês e registrando 308,8 mil TEU. No acumulado, foram 2,9 milhões de TEU, 7% a menos.

Notícias do dia
-
Sustentabilidade
Porto de Santos renova descontos nas tarifas de navios sustentáveis e de cruzeiros
-
Tecnologia
MPor e Universidade de Aviação Civil da China estudam parcerias para produção de...
-
Marítimo
Maersk e CATL firmam acordo global para acelerar a descarbonização das cadeias logísticas
-
Marítimo
MSC lança serviço direto entre América do Sul e Oriente Médio com hub em Abu Dhabi
-
Prêmios e Certificações
Super Terminais é destaque nacional com Selo Ouro Pró-Clima e amplia reconhecimentos...
-
Hidroviário
Hidrovias do Brasil e Iconic firmam protocolo para desenvolver produto para empurradores
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.