Chanceler alemão destaca o enorme potencial brasileiro na produção e exportação de hidrogênio verde
O chanceler Olaf Scholz chamou o encontro com o presidente Lula (PT) de “um novo capítulo nas relações entre os países”, e que deverão trabalhar muito próximos em alguns temas, entre eles a produção de hidrogênio verde. “Há muitas questões nas quais queremos colaborar de forma estreita. A luta contra mudança climática, a proteção da floresta tropical na Amazônia, e também a ampliação das energias renováveis e a produção de hidrogênio verde”, afirmou o chanceler alemão.
Para Scholz, o Brasil é um ator importante para fazer avançar a transformação da economia verde mundial. “Vocês têm muita experiência com energias renováveis e enormes potenciais também através da produção e da exportação de hidrogênio verde e seus respectivos produtos”.
No final do ano passado, a Alemanha lançou o primeiro leilão da política H2Global para contratos de longo prazo de fornecimento de hidrogênio verde na forma de derivados: amônia, metanol e combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês). A primeira licitação será para contratos de amônia verde e o prazo para submissão é 7 de fevereiro. Já as submissões para os certames de SAF e metanol vão até 21 de fevereiro.
Há a possibilidade de que projetos no Brasil, que contem com empresas alemãs, participem do trâmite. Scholz, inclusive, destacou as relações comerciais que os países já possuem, lembrando que no Brasil atuam quase mil companhias alemãs. “É um número impressionante, mas que queremos aumentar ainda mais no futuro”.
Um dos caminhos para aumentar a participação de empresas alemãs no Brasil seria a exploração de recursos naturais importantes para a transição energética. “As empresas alemãs têm um grande interesse em colaborar na exploração desses recursos”, pontuou.
FONTE: epbr

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.