Comércio exterior de frutas ganha nova ferramenta

Portal facilita o fluxo de informações que determinam as estratégias de distribuição e influenciam na balança comercial

Na próxima, quarta-feira, dia 25 de maio, a Aschenberger Consultoria irá lançar, em Petrolina - PE, a nova plataforma de informações estatísticas de exportação e importação de frutas. A Aschenberger divulga semanalmente os relatórios de exportação de cargas com base em dados coletados nos portos e aeroportos brasileiros e os envia em planilhas Excel.

A nova base de dados vai permitir uma visualização mais amigável dos dados sempre atualizados, facilitando a montagem de estratégias de importação e exportação a partir do fluxo de mercadorias comercializadas mundialmente. Com a nova ferramenta, as tradicionais planilhas em Excel serão substituídas progressivamente por um sistema automatizado que promete trazer uma série de vantagens.

O serviço, já bastante utilizado pela comunidade exportadora de frutas, passou recentemente a atender também ao mercado importador, por se mostrar uma ferramenta fundamental para as estratégias de distribuição da produção frutícola, com apoio do Sebrae e da associação Valexport.

Roberto Aschenberger, idealizador da ferramenta, conta que o material ganhou grande importância como referência para as estratégias de mercado, o que o levou a desenvolver um sistema mais flexível para a geração de informações. “Os relatórios são referências internacionais, uma vez que ajudam o exportador a determinar o que fará com a safra. Isso é crucial em uma negociação que trabalha com vendas consignadas e capacidades limitadas de absorção pelo mercado consumidor”, explica Aschenberger.

Além de exibir os volumes transportados das principais frutas comercializadas pelo Brasil, o relatório também detalha as suas variedades, que permitem nuances de preços, tornando-se uma referência também na composição e na previsão de preços negociados não apenas pelo Brasil, mas também por países que trabalham com produções concorrentes. “A manga, por exemplo, é vendida para Europa pelo Brasil, Equador e Peru, enquanto o limão é exportado pelo Brasil e pelo México, ou seja: o fluxo de mercadorias de um país tem influência sobre o outro, assim como o preço negociado naquele período ou safra.

Após o lançamento da ferramenta, em Petrolina, o sistema antigo de planilhas ainda vai funcionar por algum tempo, até que os assinantes tenham segurança para migrar para a nova interface. “O objetivo é que as pessoas conheçam o novo banco de dados e contribuam com seu feedback, sua opinião e sugestão, de modo a continuarmos aprimorando o trabalho”, explica Aschenberger, que aposta no potencial da ferramenta como um facilitador do fluxo de mercadorias e fomentador do comércio exterior do segmento de frutas.

“A flutuação do mercado gera um redimensionamento da forma como o produto é comercializado. Um exemplo bastante visível tem sido a questão da balança comercial, com um câmbio que vem gerando incentivo às exportações, desfavorecendo as importações”, exemplifica. Embora o exportador se beneficie, e os países tenham sempre por necessidade manter o superávit de suas balanças, Aschenberger ressalta que a situação, para o armador, não é nada propícia. “Para o armador, isso é péssimo, porque é obrigado a recolocar o vazio, trazer custo adicional às viagens, gerando desequilíbrios enormes”. Roberto Aschenberger espera que a ferramenta possa também facilitar as operações para que exportadores, importadores, associações e produtores consigam atingir mais equilíbrio no fluxo de mercadorias.

A inauguração do novo portal da Aschenberger Consultoria será realizada no Auditório do Sebrae – Centro de Convenções, em Petrolina – PE, no dia 25/05/2016 (quarta-feira), às 17:00.

Consulte o site para mais informações.

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