Rumo recebe primeiras locomotivas híbridas da Progress Rail para reduzir impacto ambiental

A Rumo recebeu as primeiras locomotivas híbridas do modelo GT38H, desenvolvidas pela Progress Rail, em sua oficina de Curitiba (PR). Essas locomotivas representam um avanço tecnológico significativo e uma abordagem mais sustentável para o transporte ferroviário no país.

O GT38H é um modelo que combina sistemas Diesel-Elétrico com um banco de baterias, permitindo que a energia usada para alimentar os motores de tração seja proveniente tanto de motores diesel quanto do armazenamento de energia em baterias. Isso significa que a energia regenerada durante a operação de frenagem dinâmica é reaproveitada, em vez de ser dissipada em forma de calor por resistores de alta potência.

As primeiras locomotivas híbridas estão atualmente em fase de testes e deverão iniciar sua jornada de Cascavel (PR) com destino à estação ferroviária Desvio Ribas, na região de Ponta Grossa (PR). Entre os principais destaques dessas novas locomotivas está a redução significativa do impacto ambiental. O GT38H é 22% mais econômico no consumo de combustível em comparação com os modelos utilizados atualmente, e o uso das baterias adiciona um ganho adicional de 15% nessa economia. Combinado com o motor mais moderno, espera-se uma economia total de até 42% no consumo de diesel.

Além do menor consumo de combustível, essas locomotivas também se destacam pela redução de emissões e níveis de ruído, contribuindo ainda mais para a preservação do meio ambiente. Os testes para avaliar o desempenho das locomotivas híbridas serão realizados durante seis meses no trecho entre Guarapuava (PR) e a estação ferroviária Desvio Ribas.

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Marcus Jorge, diretor de Manutenção da Rumo, enfatiza a importância desses testes: "Os resultados apresentados pela Progress foram positivos e nos indicam que podemos ter aqui um ganho considerável para as nossas operações. Com a operação na nossa malha poderemos avaliar a performance considerando as características da via e carga transportada. É um processo importante para analisar a viabilidade de ampliar o uso de locomotivas utilizando esse sistema."

Além disso, a introdução dessa nova tecnologia de hibridização permitiu a implementação de parâmetros adicionais para controle de desempenho e segurança, que podem ser monitorados remotamente, permitindo a identificação precoce de possíveis falhas. As baterias são acionadas automaticamente pelo sistema da locomotiva, ajustando-se à potência exigida pelo maquinista para o trecho em que está operando.

Rodrigo Rampinelli, gerente de Planejamento e Engenharia de Operações da Rumo, destaca a escolha do trecho entre Guarapuava e a região de Ponta Grossa para os testes, devido ao desafio representado pelo terreno acidentado e curvas sinuosas, que exigem um equipamento mais compacto e ágil. Uma composição que antes era puxada por seis locomotivas agora poderá contar apenas com os dois modelos híbridos adquiridos pela Rumo, demonstrando a eficiência dessa tecnologia.

"Estamos otimistas com esse projeto desenhado em parceria com a Progress e com os avanços tecnológicos que essa locomotiva pode representar em relação à redução de emissões e a segurança. Além disso, uma vez confirmado o desempenho esperado, essas locomotivas representam um grande passo para que novos maquinários sejam desenvolvidos para trechos ainda mais densos de nossa malha ferroviária e que exigem maior potência, como temos, por exemplo, na Malha Norte, corredor ferroviário entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP)", conclui Marcus Jorge.




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