Stolthaven Santos e Complexo do Pecém se unem para desenvolver Hub de Exportação de Hidrogênio Verde

A Stolthaven Terminals e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, joint venture formada pelo Governo do Estado do Ceará e o Porto de Rotterdam, na Holanda, anunciaram hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para o estudo de um novo terminal de armazenagem no Porto do Pecém, no Brasil. O terminal se concentrará em fornecer serviços de armazenamento e manuseio de hidrogênio verde e produtos associados.

O Porto do Pecém está localizado no Estado do Ceará e possui grande potencial para geração de energia eólica e solar, fundamental para a produção de hidrogênio verde. A Zona de Processamento e Exportação local é totalmente integrada ao Porto do Pecém, que está conectado a uma ampla rede de distribuição de gás. Como o maior porto da Europa, o Porto de Roterdã está bem posicionado para fornecer informações e conhecimentos valiosos, pois já está se preparando para operar como a porta de entrada de hidrogênio verde da Europa. As opções para o terminal de Pecém incluem um depósito alfandegado de amônia, matéria-prima utilizada na produção de hidrogênio.

Banco Mundial vê o Ceará como berço do Hidrogênio Verde

Marcelo T. Schmitt, Gerente Geral da Stolthaven Santos disse: “Estamos felizes e motivados em fazer esta parceria com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que apoia nossa estratégia de longo prazo de investir em logística sustentável da cadeia de suprimentos. A Stolthaven Santos está comprometida em apoiar a transição energética global, deixando de depender de combustíveis fósseis para fontes de energia mais verdes. Nossa experiência na operação de terminais de última geração, juntamente com nosso compromisso de sustentabilidade e valores compartilhados com nossos parceiros, tornam esta oportunidade muito empolgante”.

“Estamos muito satisfeitos com a assinatura deste Memorando de Entendimento (MoU) com a Stolthaven, empresa de reconhecida expertise não só no Brasil, mas no mundo. Nossas equipes, de Pecém e Stolt, já estão trabalhando em estudos técnicos que nos permitirão avançar na viabilidade de implantação do projeto na área do terminal portuário de Pecém”, adicionou Danilo Serpa, CEO do Complexo do Pecém.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.