Yara e VNG assinam acordo para impulsionar a importação de amônia limpa no mercado alemão
Ulf Heitmüller, CEO da VNG, e Magnus Ankarstrand, Presidente da Yara Clean Ammonia, assinaram um acordo oficial de cooperação na fábrica da Yara em Poppendorf, perto de Rostock. É um primeiro passo rumo a um futuro acordo de fornecimento entre ambas as partes e pode eventualmente viabilizar mais projetos para facilitar a amônia limpa como portador de hidrogênio e energia no mercado alemão, com Rostock como ponto de importação. A amônia limpa pode ser fornecida pela YARA para a VNG. A infraestrutura de hidrogênio e amônia na cidade hanseática alemã de Rostock será utilizada e poderá ser desenvolvida ainda mais.
A amônia é reconhecida como o transportador de hidrogênio mais conveniente para o transporte e armazenamento de longa distância, tanto por sua densidade de hidrogênio quanto porque a infraestrutura de distribuição já está em vigor. Essa é a competência central e o negócio da YARA, sendo uma das maiores produtoras e distribuidoras de amônia no mundo por meio de seu negócio de fertilizantes e a principal manuseadora de fertilizantes e amônia e desenvolvedora de soluções de amônia descarbonizada.
A VNG é um grupo forte de empresas ativas no setor de gás e infraestrutura de gás, com o objetivo de descarbonizar seus negócios. De acordo com sua estratégia "VNG 2030", a VNG deseja implementar a transformação do gás natural atual para gases renováveis, como biogás ou hidrogênio, que também inclui seu armazenamento e transporte. A colaboração entre ambas as partes fortalecerá os esforços da VNG para disponibilizar hidrogênio limpo aos clientes da indústria e do setor de energia na Alemanha.
Além disso, ambas as partes desejam intensificar e desenvolver a colaboração com a cidade de Rostock e especificamente o porto de Rostock para transformar o porto em um hub para importações de amônia limpa. Um ponto de partida perfeito com a experiência da YARA e infraestrutura já existente e potencialmente extensível, bem como a proximidade com a extensa rede de gasodutos da ONTRAS Gastransport GmbH, uma subsidiária da VNG.
A colaboração entre YARA e VNG promoveria e facilitaria significativamente o trabalho em andamento relacionado ao "Porto Verde de Rostock", expandindo a capacidade, iniciando novas atividades industriais conectadas à amônia limpa e hidrogênio e, assim, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e do porto de Rostock, da região circundante e do estado federal de Mecklenburg-Vorpommern.
"Estamos felizes com o compromisso com a YARA de explorar oportunidades para uma cooperação em amônia limpa. Este é um ótimo exemplo da parceria norueguesa-alemã reforçando no setor de energia. Nosso objetivo comum é fortalecer a descarbonização no leste da Alemanha, especialmente no setor industrial", declarou Ulf Heitm

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.